Publicado em 26/09/2023

A disputa pelo Oscar em 2024 já começou e a maratona cinéfila do Festival do Rio terá a exibição de produções que estão no páreo em busca de uma indicação ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Ao todo, a edição deste ano do Festival do Rio terá mais de 100 filmes internacionais em exibição, incluindo produções que foram pré-selecionadas para disputar uma das cinco indicações ao Oscar de melhor filme internacional em 2024.

O drama japonês Perfect Days é um dos destaques. Com direção do alemão Wim Wenders, o longa-metragem é o primeiro representante do Japão a reivindicar uma vaga entre os indicados ao Oscar sem um diretor nativo do país. A trama acompanha um zelador de vida simples que é apaixonado por música, livros e árvores. Concorreu à Palma de Ouro em Cannes em 2023 e recebeu os prêmios do Júri Ecumênico do Festival e o de melhor ator (para Kôji Yakusho) na Croisette.

O longa-metragem assinado por Win Wenders foi citado pela Variety como um dos cinco favoritos à uma indicação ao Oscar de melhor filme internacional em 2024, assim como The Teacher’s Lounge, de İlker Çatak, e Sabor da Vida, de Ahn Hung Tran, bem posicionados na lista de apostas da revista norte-americana e confirmados no Festival do Rio 2023, que acontece entre os dias 5 e 15 de outubro.

O drama The Teacher’s Lounge, representante da Alemanha, foi exibido no Festival de Berlim deste ano e premiado dentro da mostra Panorama, no festival alemão. Sabor da Vida, drama romântico de época estrelado por Juliette Binoche, rendeu ao cineasta franco-vietnamita Anh Hung Tran o prêmio de melhor diretor em Cannes em 2023.

Outro pré-indicado ao Oscar de melhor filme internacional que foi destaque em Cannes neste ano foi o longa-metragem tunisiano As 4 Filhas de Olfa, de Kaouther Ben Hania, que também está na seleção oficial do Festival do Rio. O representante da Tunísia venceu o Olho de Ouro em Cannes. O filme acompanha a reação de uma mãe ao desaparecimento de suas duas filhas mais velhas e mescla documentário e ficção.

Agúrio, do rapper e cineasta belgo-congolês Baloji, representa a Bélgica na disputa por uma indicação ao Oscar e recebeu o Prêmio New Voice na Un Certain Regard do Festival de Cannes 2023. Outras produções presentes na programação do Festival do Rio deste ano que estão na lista de elegíveis ao Oscar de melhor filme internacional em 2024 são A Sociedade da Neve, de J.A. Bayona (Espanha); Um Fardo, de Amr Gamal (Iêmen); A Mãe de Todas as Mentiras, de Asmae El Moudir (Marrocos); Trovão, de Carmen Jaquier (Suíça); e As 4 Filhas de Olfa, de Kaouther Ben Hania (Tunisia).

Uma Xícara de Café e Sapatos Novos no Pé, de Gentian Koçi, também está na seleção do Festival do Rio e representou a Albânia na disputa por uma indicação no Oscar 2023.

Sobre os filmes

The Teacher's Lounge, de Ilker Çatak (Alemanha)

Carla Nowak, uma dedicada professora de educação física e matemática, inicia seu primeiro trabalho em um colégio e se destaca por seu idealismo. Quando um de seus alunos se torna suspeito de uma série de roubos, ela decide investigar o assunto por conta própria. Carla tenta fazer a mediação entre pais indignados, colegas cheios de opinião e alunos agressivos, mas é implacavelmente confrontada com a rígida estrutura do sistema escolar. Quanto mais ela tenta fazer tudo da maneira certa, mais se aproxima do seu limite. Exibido no Festival de Berlim 2023.

Agúrio, de Baloji (Bélgica)

Acompanhando o retorno de Koffi à sua terra natal após ter sido banido pela família, Augúrio explora o peso das crenças sobre o destino de cada um através de quatro personagens. Acusados de bruxaria e feitiçaria, todos estão entrelaçados e guiam uns aos outros pela fantasmagoria da África. Vencedor do Prêmio New Voice da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023.

A Sociedade da Neve, de J.A. Bayona (Espanha)

Em 1972, o voo 571 da Força Aérea Uruguaia, fretado para levar uma equipe de rugby ao Chile, caiu no coração da Cordilheira dos Andes. Apenas 29 dos seus 45 passageiros sobreviveram ao acidente. Presos num dos ambientes mais hostis e inacessíveis do planeta, eles precisam recorrer a medidas extremas para permanecerem vivos. Adaptação do livro "A Sociedade da Neve", de Pablo Vierci. Filme de encerramento do Festival de Veneza 2023.

Sabor da Vida, de Ahn Hung Tran (França)

1885. A incomparável cozinheira Eugenie (Juliette Binoche) trabalha para o famoso gourmet Dodin (Benoît Magimel) há 20 anos. Com o passar do tempo, a prática da gastronomia e a admiração mútua gerou um relacionamento amoroso. A parceria dá origem a pratos deliciosos, que confundem até os chefs mais ilustres do mundo. Eugenie, no entanto, gosta da sua liberdade e nunca quis se casar com Dodin. Ele decide, então, fazer algo que nunca fez antes: cozinhar para ela. Seleção oficial do Festival de Cannes 2023.

Um Fardo, de Amr Gamal (Iêmen)

Áden, Iêmen. O casal Isra'a e Ahmed concentra todos os seus esforços para oferecer educação e uma vida normal aos três filhos pequenos. Sem emprego por conta da crise econômica do país, eles descobrem que Isra'a está grávida pela quarta vez e precisam tomar decisões difíceis pelo bem da família, pois não têm condições de sustentar mais uma criança. Vencedor do Prêmio da Anistia Internacional no Festival de Berlim 2023.

A Mãe de Todas as Mentiras, de Asmae El Moudir (Marrocos)

A cineasta marroquina Asmae El Moudir quer saber por que existe apenas uma fotografia de sua infância e a menina retratada sequer é ela. Asmae decide explorar os mistérios do passado criando uma réplica artesanal do bairro onde cresceu, em Casablanca. A partir de então, ela questiona as histórias que sua mãe, seu pai e sua avó contam sobre sua casa e o país. Lentamente, ela começa a desvendar as camadas de farsa e esquecimento intencional que moldaram sua vida. Prêmios de Melhor Direção da mostra Un Certain Regard e Melhor Documentário no Festival de Cannes 2023.

Mal Viver, de João Canijo (Portugal)


Cinco mulheres da mesma família, de diferentes gerações, administram um antigo hotel familiar na costa norte de Portugal, tentando salvá-lo da decadência inexorável. Um conflito antigo, talvez irreparável, pesa sobre elas: são mães incapazes de amar suas filhas. Quando a jovem Salomé chega ao hotel, velhas feridas são reabertas. Vivendo neste mesmo espaço, por vezes claustrofóbico, causa uma perturbação que traz à tona ódios latentes e rancores acumulados. Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Berlim 2023.

Trovão, de Carmen Jaquier (Suíça)

Verão de 1900, em um vale no sul da Suíça. Elisabeth, de 17 anos, está prestes a fazer seus votos quando a morte súbita da irmã mais velha a obriga a deixar o convento e retornar à fazenda da família. Longe há cinco anos, Elisabeth não é mais uma criança. Sufocada pelas regras rígidas do vilarejo e obcecada pelos mistérios em torno do acontecido com sua irmã, ela lutará pelo direito de experimentar.

As 4 Filhas de Olfa, de Kaouther Ben Hania (Tunisia)

Entre a luz e a escuridão está Olfa, uma tunisiana mãe de quatro filhas. Um dia, suas duas filhas mais velhas desaparecem. Para preencher a ausência, a cineasta Kaouther Ben Hania convida atrizes profissionais e cria uma experiência única de cinema que desvenda as histórias de Olfa e sua família. Uma jornada íntima de esperança, rebelião, violência, transmissão e irmandade, que questiona os alicerces de nossas sociedades. Prêmio de Melhor Documentário no Festival de Cannes 2023.

...

O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio – por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura e apoio FIRJAN. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.



Voltar

Edição 2023