Publicado em 12/09/2013

O cineasta indie Andrew Bujalski ainda é um nome pouco conhecido no Brasil. Seus primeiros filmes, Funny Ha Ha e Mutual Appreciation, se passavam num universo que lhe era muito caro: o dos jovens de 30 anos perdidos em vidas sem rumo. Aclamado pelo The New York Times, que incluiu todos os seus filmes em suas listas de melhores do ano, o diretor volta agora com seu novo trabalho.

Uma minuciosa reconstituição dos anos 80, Computer Chess se passa em um fim de semana, tendo como cenário um torneio de xadrez eletrônico protagonizado por programadores de software e máquinas. O filme nos apresenta um grupo de gênios excêntricos dotados da capacidade de ensinar uma caixa de metal a derrotar o homem em seu próprio território, abrindo caminho para o nascimento da inteligência artificial, em uma era em que a disputa entre tecnologia e espírito humano ainda parecia possível.

Assista a seguir ao trailer do filme, que participou de festivais como Sundance, Berlim e Toronto e está confirmado na programação do Festival do Rio.



Voltar

Edição 2023