Publicado em 14/10/2017

Em 2015, a artista visual Marina Abramovic realizou o documentário “Espaço Além” sobre o Brasil espiritual. Uma das cenas mais marcantes dessa sua pesquisa sobre o sagrado é sua visita à Casa Dom Inácio de Loyola, na cidade de Abadiânia, no interior de Goiás. É lá que João de Deus atende pessoas do mundo inteiro, onde são realizados tratamentos espirituais que incluem cirurgias espirituais, muitas deles sem cortes de pele, sem anestesia e sem infecções pós-operatórias.

Para apresentar este universo de fé, devoção e grandes fenômenos de cura, o médium é tema do documentário “João de Deus - O silêncio é uma prece”, de Cande Salles, parte da mostra Itinerários Únicos, do Festival do Rio 2017. Neste sábado, o médium estará na sessão de seu documentário, às 17h, no CCLSR – Cine Odeon NET Claro, junto com o diretor e a equipe do filme.

João Teixeira de Faria nasceu no vilarejo de Cachoeira da Fumaça, no estado de Goiás, em 24 de junho de 1942, sendo o mais novo de seis filhos.Ele trabalhou, dentre outras coisas, como alfaiate, minerador e também numa olaria. Hoje mora em Anápolis – GO, cidade que se localiza a 40 km de Abadiânia, onde em 1976 fundou a Casa Dom Inácio de Loyola.

O documentário apresenta osfenômenos que atraem por volta de mil pessoas por dia, sendo dois terços delas estrangeiras. Além de participar do documentário de Marina Abramovic, João de Deus já foi tema de um programa de Oprah Winfrey.

Texto: Dominique Valansi




Voltar

Edição 2023