Publicado em 09/09/2013

Há dois anos a mostra Midnight Música chegou ao Festival do Rio para ficar. Focada em documentários musicais, essa subseção da Midnight já virou tradição para quem gosta de conhecer mais a fundo a vida de músicos e as histórias de canções do mundo inteiro. E esse ano não poderia ser diferente. Confira a seguir oito filmes já confirmados para a Midnight Música 2013.

E fiquem atentos, pois nos próximos dias será revelado mais um filme-surpresa que levará os fãs do rock ao delírio.

Nossa querida Freda- A secretária dos Beatles, de Ryan White

Freda Kelly era apenas uma adolescente de Liverpool quando se ofereceu para trabalhar como secretária de uma nova banda de sua cidade, os Beatles. Sua lealdade a manteve ao lado do quarteto do início ao fim, testemunhando a história da maior banda de todos os tempos. Agora, mais de 50 anos depois, Freda conta pela primeira sua vida ao lado de John, Paul, George e Ringo neste documentário.

The National: Mistaken for Strangers, de Tom Berninger

A banda The National estava fazendo a maior turnê de sua história. Dessa vez, um dos roadies é Tom, irmão do vocalista Matt Berninger. Mas Tom se cansou rapidamente de seu trabalho e decidiu documentar as viagens e shows do grupo, resultando nesse filme. Seu olhar é de intimidade com os integrantes da banda e da equipe dos shows, criando um filme que é ao mesmo tempo intimista e grandioso, nos momentos em que o The National sobe no palco.

Peaches Does Herself - Uma ópera-rock, de Peaches

Escrita e dirigida pela própria Peaches, essa explosiva ópera-rock conta a história de sua vida, desde quando ainda era uma adolescente sonhando em ser rockstar até hoje em dia, como um dos maiores nomes da música mundial. Em sua história, há uma conversa com uma stripper de 65 que mudou sua vida e a paixão por um lindo travesti, entre outros fatos marcantes. A trilha sonora é composta por novas versões dos maiores sucessos da carreia da cantora.

Os impostores do hip hop, de Jeanie Finlay

A dupla de hip hop californiana Silibil n’ Brains estava prestes a estourar. O que ninguém sabia, no entanto, é que os dois eram na verdade escocês, com identidades falsas e sotaques americanos inventados. A mentira era seu bilhete dourado para uma vida de sonho. Esse documentário reconta essa intrigante história a partir de depoimentos dos dois músicos e dos executivos enganados por eles, além de recriar passo a passo como se deu seu plano. Os impostores do hip hop é um filme sobre verdades, mentiras e o que significa falsificar tudo em nome da fama.

A um passo do estrelato, de Morgan Neville

O que seria de uma canção pop sem a harmonia de suas backing vocals? Ainda que essas cantoras sejam geralmente relegadas ao fundo do palco - e poucas tenham se tornado nomes conhecidos - seu trabalho definiu inúmeras canções que permanecem em nossos corações. A um passo do estrelato junta entrevistas com lendas da indústria e os relativamente desconhecidos que são seus apoios. Do diretor Mogan Neville, que já assinou outros documentários musicais como Pearl Jam Tewnty e Troubadours.

As canções que dizem eu te amo - Um concerto de Rufus & Martha Wainwright, deLian Lunson

Em maio de 2011, a família e os amigos da cantora e compositora Kate McGarrigle, incluindo seus filhos Rufus e Martha Wainwright, se reuniram para prestar homenagem à sua memória. O concerto foi filmado no Town Hall Theater de Nova York pela diretora Lian Lunson. Este documentário mostra imagens do show e faz ainda um retrato íntimo de uma família em luto, lidando com a perda de um ente querido.

Muscle Shoals - Um estúdio lendário do rock, de Greg 'Freddy' Camalier

Às margens do rio Tennessee, encontra-se Muscle Schoals, Alabama. A pequena cidade tem um papel importantíssimo na história da música norte-americana: é lá que se localiza o estúdio FAME, responsável por, entre outras coisas, juntar brancos e negros em épocas de segregação racial. O estúdio foi cenário para criação de canções de Bono, Clarence Carter, Mick Jagger, Etta James, Alicia Keys, Keith Richards, Percy Sledge e da banda The Swampers, nascida e criada lá mesmo. O grupo viria a abrir seu próprio estúdio, o Muscle Shoals Sound. Esse documentário conta a história dessa lendária cidade e dos estúdios que fizeram história.

Kuduro, de Mário Patrocínio

Esse documentário é um olhar novo sobre a onda do kuduro, ritmo que, surgido na Angola e acabou por se tornar febre em países de línguas portuguesa, inclusive no Brasil. O longa tem direção do português Mário Patrocínio.



Voltar

Edição 2023