Dos anos 1920 até 1950, a Universal Studios lançou uma série de longa-metragens sobre horror, suspense e ficção científica que se tornaram clássicos de cinematografia mundial – e do imaginário coletivo. Esta série de produções que popularizaram personagens como Drácula, Frankenstein, Lobisomem, Múmia, entre outros, ganhou o título de “Universal Monsters”.

Agora, essas criaturas voltam à telona para assombrar o público do Festival do Rio 2016, em uma mostra especial dentro dos Midnight Movies. É uma oportunidade única para rever, agora em uma sala de cinema, personagens assustadores como o Drácula, interpretado por um hipnótico Bela Lugosi (de 1931) e o Frankenstein (1931) e A Múmia (1932), principais papéis da carreira de Boris Karloff. 

A mostra reúne ainda O Homem Invisível (1932) e A Noiva de Frankenstein (1935), de James Whale; O Lobisomem (1941), de George Waggner; e O Monstro da Lagoa Negra (1954), de Jack Arnold. Saiba mais sobre os filmes. Clique no título para ir para a ficha técnica do filme.


DRÁCULA (Dracula)
de Tod Browning. Com Bela Lugosi, Helen Chandler, David Manners, Dwight Frye, Edward Van Sloan. Estados Unidos, 1931. 85min,DCP.

Depois de uma longa viagem pelos Cárpatos, o advogado Renfield chega ao castelo do Conde Drácula, na Transilvânia, com a missão de finalizar uma transferência imobiliária, sem saber que o Conde é na verdade um vampiro que se alimenta de sangue humano. Renfield é hipnotizado e se transforma em um servo de Drácula, protegendo-o durante sua viagem por mar até Londres. Na cidade, o Conde passa a espalhar o terror, até que o médico holandês Van Helsing é chamado para ajudar. Icônica versão para o cinema do clássico da literatura gótica de Bram Stoker, com Bela Lugosi no papel título.
Monstros da Universal - (LEP, VO) - 14 anos


FRANKENSTEIN (Frankenstein)
de James Whale. Com Boris Karloff, Colin Clive, Dwight Frye, Edward Van Sloan, Mae Clarke. Estados Unidos, 1931. 71min,DCP.


O jovem cientista Dr. Henry Frankenstein está obcecado em provar sua teoria de criação de vida a partir dos mortos. Ao lado de seu assistente, o corcunda Fritz, ele recolhe partes de cadáveres para construir este novo corpo. Quando falta apenas o cérebro, Fritz rouba inadvertidamente o de um assassino recentemente enforcado. O experimento tem sucesso e logo o monstro cria vida, mas não demora para que surjam impulsos assassinos. É quando Frankenstein se dá conta da natureza aterradora de seu trabalho. Baseado no romance gótico de Mary Shelley, um dos maiores clássicos do horror.
Monstros da Universal - (LEP, VO) - 12 anos

A NOIVA DE FRANKENSTEIN (The Bride of Frankenstein)
de James Whale. Com Boris Karloff, Elsa Lanchesteras, Colin Clive, Valerie Hobson, Ernest Thesiger. Estados Unidos, 1935. 75min,DCP.

Dr. Henry Frankenstein e sua criatura voltam a se encontrar, pois, diferente do que todos imaginavam, o monstro não está morto. Ele agora fala, bebe e fuma graças à convivência com um ancião cego que vivia isolado nas montanhas. O cientista planeja parar suas demoníacas experiências quando sua esposa é sequestrada por um antigo professor seu, o louco Dr. Pretorius, a fim de força-lo a lhe ajudar no nascimento de uma nova criatura: uma fêmea para ser companheira do monstro. Continuação do clássico Frankenstein (1931), este é um dos filmes mais aclamados da série de Monstros da Universal.
Monstros da Universal - (LEP, VO) - 12 anos.


A MÚMIA (The Mummy)
de Karl Freund. Com Boris Karloff, Zita Johann, David Manners, Edward van Sloan, Arthur Byron. Estados Unidos, 1932. 73min,DCP.


Em 1921, os membros de uma expedição arqueológica descobrem a múmia de Im-ho-tep, um príncipe do Egito Antigo que fora enterrado vivo por sacrilégio, 3700 anos atrás. Um dos membros da expedição acaba por acidentalmente trazer Im-ho-tep de volta à vida. Dez anos depois, a múmia vive no Cairo com o nome de Adarth Bey e segue à procura de sua antiga amada, a Princesa Ankh-es-en-amon, que reencarnou em uma bela jovem da cidade. Para conseguir se reunir a ela, a múmia fará tudo o que for necessário.
Monstros da Universal - (LEP) - 12 anos


O HOMEM INVISÍVEL (The Invisible Man)
de James Whale. Com Claude Rains, Gloria Stuart, William Harrigan, Henry Travers, Una O'Connor. Estados Unidos, 1932. 71min,DCP.


O cientista Jack Griffin trabalha no laboratório do Dr. Cranley, onde tem toda a liberdade para investir em seus próprios experimentos. Até que um dia ele desaparece, deixando Flora, filha de Cranley, preocupada. Griffin está escondido em um pequeno hotel, onde tenta reverter o resultado de um teste que infligiu em si mesmo e que o deixou invisível. No entanto, a droga que ele utilizou tem também um terrível efeito colateral: ela o deixa extremamente agressivo e perigoso. Agora, ele fará de tudo para conseguir reaver sua aparência. Baseado no romance H.G Wells. Monstros da Universal - (LEP, VO) - 12 anos



O LOBISOMEM (The Wolf Man)
de George Waggner. Com Lon Chaney, Claude Rains, Warren William, Ralph Bellamy, Patric Knowles, Bela Lugosi. Estados Unidos, 1941. 70min,DCP.


Após a morte de seu irmão mais velho, Larry Talbot volta ao lar de sua família, no País de Gales, depois de 18 anos nos Estados Unidos. Lá ele conhece a jovem Gwen Conliffe, por quem se encanta. Certa noite, os dois saem para passear, junto com Jenny Williams, amiga de Gwen, por um campo onde vivem ciganos. Jenny é atacada por um lobisomem, que Larry mata, não sem antes ser mordido por ele. Eles logo descobrem que se trata de um cigano de nome Bela. É quando a mãe do cigano avisa a Larry que ele agora também é um lobisomem e que irá se transformar em lobo em todas as noites de lua cheia. Monstros da Universal - (LEP, VO) - 12 anos



O MONSTRO DA LAGOA NEGRA (Creature from the Black Lagoon)
de Jack Arnold. Com Richard Carlson, Julia Adams, Richard Denning, Antonio Moreno. Estados Unidos, 1954. 79min,DCP.

Uma expedição geológica à Amazônia desvenda fósseis de um esqueleto com dedos com membranas, que atestam ligações entre animais terrestres e aquáticos, na região da mítica Lagoa Negra. O professor Carl Maia e seu amigo David Reed, membros do Instituto de Biologia Marinha, conseguem dinheiro para uma nova expedição a fim de buscar mais evidências. Eles partem de volta ao local, contando ainda com a companhia de Kay Lawrence, namorada de Reed. Ao chegarem ao sítio arqueológico, eles descobrem que os homens que ali estavam foram assassinados por uma misteriosa criatura meio homem, meio anfíbio. Monstros da Universal - (LEP, VO) - 12 anos



Voltar