Publicado em 08/11/2018

No Festival do Rio 2018, você vê o mundo através dos filmes. Nesta quinta-feira, a seleção reúne dois longas de países cuja produção é pouco ou raramente exibida no Brasil. O público terá a oportunidade de conferir o egípcio “Yomeddine”, de A.B. Shawky, e o russo “Verão” (Leto), de Kirill Serebrennikov.

Protagonizado por um não ator, “Yomeddine” é o representante do Egito para Melhor Filme Estrangeiro na 91a edição do Oscar, em 2019. O drama conta a história de Beshay (Rady Gamal), um ex-portador de hanseníase que jamais havia saído da colônia no deserto egípcio onde viveu desde a infância. Após a morte de sua mulher, finalmente decide partir em busca de suas raízes, com os poucos pertences arrumados na carroça puxada por um burro. Na companhia de Obama, um pequeno órfão, ele vai atravessar o Egito e enfrentar o mundo, alternando tristezas e misérias com momentos de graça em sua procura por uma família, um lugar de pertencimento e alguma humanidade. Em árabe, Yomeddine quer dizer “Dia do Julgamento”. O filme da Mostra Expectativa, será exibido hoje (08/11) às 21h20 no Estação Net Rio 4 e amanhã, às 14h, no Estação Net Ipanema 2.

Parte da Mostra Panorama do Festival do Rio, “Verão” se passa em Leningrado, no começo dos anos 80. Abastecida pelo contrabando de LPs de Lou Reed e David Bowie, a cena local de rock underground fervia antes da abertura promovida pela Perestroika. Nesse contexto, Mike, sua bela mulher Natasha e o jovem Viktor Tsoï vão transformar os rumos da música na União Soviética. Um triângulo amoroso, formado por indivíduos bem diferentes, em ambiente hostil tanto ao rock quanto à cultura ocidental, termina, apesar disso tudo, tornando-se o ponto de partida para uma nova onda do rock russo. O filme também tem duas sessões: hoje (08/11), às 21h, no Estação Net Ipanema 1, e no sábado (10/11), às 16h20, no Reserva Cultural Niterói 1.




Voltar

Edição 2023