Publicado em 05/09/2013

O boom do documentário brasileiro, que se iniciou na última década, não dá sinais de enfraquecimento, como prova a seleção da mostra competitiva da Première Brasil desse ano. Oito longas de temas variados fazem um panorama da nossa sociedade, de ontem e de hoje. Você confere abaixo um pouco de cada filme e vale lembrar: eles concorrem também ao prêmio do público. Venha assisti-los e dar o seu voto!

CATIVAS - PRESAS PELO CORAÇÃO, de Joana Nin - Estreia mundial!

O longa conta a história de sete mulheres apaixonadas por presidiários tendo de lidar com as limitações do relacionamento e a esperança de um dia constituir uma família do lado de fora. O universo destas mulheres é visto por meio de relatos emocionados, cartas carinhosamente decoradas e um acesso privilegiado à intimidade dos casais. Primeiro longas da diretora Joana Nin, cujo curta Visita íntima (2005) recebeu 21 prêmios.

 

CIDADE DE DEUS – 10 ANOS DEPOIS, de Cavi Borges e Luciano Vidigal - Estreia mundial!

Dirigido por Cavi Borges e Luciano Vidigal, este documentário investiga as transformações vividas pelos atores do longa Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, desde seu lançamento em 2002 até hoje. O filme contava com atores quase todos oriundos de favelas cariocas que tiveram, de uma maneira ou de outra, suas vidas modificadas na última década. Cavi é o diretor de L.A.P.A., e Luciano, de um dos episódios de 5x favela – Agora por nós mesmos.

 

CONVERSA COM JH, de Ernesto Rodrigues - Estreia mundial!

Um mergulho inédito e desconcertante nas fronteiras éticas da relação entre biógrafo e biografado a partir da experiência do jornalista Ernesto Rodrigues, autor da biografia Jogo duro – A história de João Havelange. O documentário, além de revelar um lado desconhecido do ex-presidente da FIFA, expõe os conflitos ocorridos quando Ernesto cumpriu o compromisso de mostrar a Havelange os originais do livro. O diretor é jornalista e já foi editor do Jornal Nacional e diretor do Globo Repórter e do Fantástico.

 

DAMAS DO SAMBA, de Susanna Lira - Estreia mundial!

Dirigido por Susanna Lira, vencedora do prêmio de melhor documentário da Première Brasil 2010 com Positivas, esse filme retrata os principais nomes femininos do samba no Rio de Janeiro. Musas, pastoras, tias, compositoras, passistas, madrinhas, carnavalescas, mulatas, intérpretes e até mesmo operárias, elas formam um painel de cores, sentimentos e sons na representação desta cultura. Entre as estrelas do filme estão Dona Ivone Lara, Nilze Carvalho, Tia Surica e Lucinha Nobre.

 

A FARRA DO CIRCO, de Roberto Berliner e Pedro Bronz - Estreia mundial!

O longa mostra pela primeira vez material filmado por Roberto Berliner na década de 1980, com a geração que formou o Circo Voador, conhecido como “a usina de sonhos”. Do calçadão do Arpoador em 1982 até a Copa do México de 1986, passando por uma noite inesquecível na Lapa, o filme mostra a geração que revolucionou a cena cultural brasileira. Berliner é o diretor de filmes como A pessoa é para o que nasce e dirigiu, em parceria com Pedro Bronz, o documentário Herbert de perto.

 

FLA x FLU, de Renato Terra - Estreia mundial!

O filme mergulha em uma das mais tradicionais rivalidades do futebol brasileiro, entre Flamengo e Fluminense. Com depoimentos de Zico, Assis, Leandro, Junior, Romário e vários torcedores apaixonados, o longa ainda traz material de arquivo histórico da TV Globo de do Canal 100. O cineasta e jornalista Renato Terra volta aos longas em seu segundo filme, depois do bem-sucedido Uma noite em 67, codirigido com Ricardo Calil.

 

A GENTE, de Aly Muritiba - Estreia mundial!

Por sete anos, Aly Muritiba trabalhou em uma prisão, onde fez parte da Equipe Alfa. Anos depois, agora cineasta, ele retorna a seu antigo trabalho para realizar um filme. A Equipe Alfa é formada por 28 homens e mulheres de origens e formações distintas que fazem a guarda e custódia de cerca de mil criminosos de uma penitenciária brasileira. Este é o segundo longa do diretor, que já realizara Circular. Seu curta Pátio, vencedor do É Tudo Verdade 2013 e exibido na Semana da Crítica de Cannes, também está na seleção da Première Brasil desse ano, em caráter hors concours.

 

HISTÓRIAS DE ARCANJO – UM DOCUMENTÁRIO SOBRE TIM LOPES, de Guilherme Azevedo

O documentário narra a trajetória do jornalista Tim Lopes, que saiu do Rio Grande do Sul ainda criança para morar no Rio de Janeiro. Considerado um dos maiores repórteres investigativos do Brasil, é admirado até hoje por sua forma singular de fazer jornalismo. Morreu tragicamente em 2002, assassinado por narcotraficantes enquanto preparava uma reportagem. Através de reencontros com amigos e colegas de profissão, seu filho Bruno, percorre histórias inéditas. O longa marca a estreia na direção do diretor de fotografia Guilherme Azevedo.



Voltar

Edição 2023