Publicado em 10/10/2022

Outro concorrente documental da Première Brasil, Sociedade do Medo levou ao Odeon na tarde de domingo (09) os principais temores da população mundial. Após a sessão, a professora Denise Lopes mediou uma conversa entre o público e a diretora Adriana L. Dutra, a produtora Cláudia Dutra, o montador Renato Martins, os professores Erick Felinto e Ivana Bentes, e o compositor Igor Araújo.

Atriz formada na CAL e reconhecida pela experiência de décadas na organização de festivais de cinema, Adriana L. Dutra voltou-se nos últimos anos para a realização de uma trilogia centrada em questões e aflições pessoais que ela tenta resolver pelo cinema. Imbuída de inquietação e interesse por filosofia, ela contou que utiliza o audiovisual para fazer terapia e reconheceu que suas produções têm encontrado tanta voz e receptividade porque as questões são universais. Após abordar o vício em cigarro (Fumando Espero; 2009) e a velocidade do tempo (Quanto Tempo o Tempo Tem; 2015), sua curiosidade desta vez é direcionada ao medo.

Uma das entrevistadas, Ivana Bentes descreveu Sociedade do Medo como “um filme do presente urgente”, que trata de seu tema e simultaneamente documenta o tempo em que está. A ideia nasceu na sala de edição de Quanto Tempo o Tempo Tem, em 2014, a pesquisa ocorreu em 2016 e as gravações começaram em 2019, mas a produção acabou surpreendida, interrompida e redirecionada pelo medo gigante espalhado pela pandemia de Covid-19.

Igor Araújo, autor da trilha sonora, comentou sobre o desafio de causar impacto com o tema, mas não pegar pesado demais, deixando as pessoas – ainda mais – amedrontadas. Responsável pela montagem de mais de cem horas de material, Renato Martins avaliou que a produção conseguiu passar o recado de que a situação não está legal e o mundo está esquisito. Na visão de Adriana, a missão do filme é ser um veículo para que as pessoas tenham mais consciência. Levando em conta as inúmeras declarações de agradecimento dadas pelo público durante o debate, o objetivo foi alcançado.

Planejado com atenção à diversidade de pensamentos, Sociedade do Medo estreia nos cinemas brasileiros dia 20 de outubro. Questionada sobre sua próxima investigação pessoal audiovisual, Adriana L. Dutra revelou que o tema será “Deus existe na ciência?”.

Texto: Taiani Mendes
Foto: Francisco Ferraz



Voltar

Edição 2023