Publicado em 06/10/2013

A diretora e fotógrafa Ulrike Ottinger é uma referência no cinema e na videoarte alemã, e já teve suas obras exibidas ou expostas em eventos como o Festival de Berlim, a Bienal de Veneza e a Documenta de Kassel. 

No Rio a convite do Festival, ela apresenta ao público alguns de seus mais importantes trabalhos dentro da retrospectiva Ulrike Ottinger: A Prática da Invenção. Dentre os filmes em exibição está Sob a neve, exibido no Festival de Berlim 2011.

No longa, a cineasta tem como cenário as paisagens e vilas de Echigo, no Japão, região que passa boa parte do ano coberta de neve. Há gerações e gerações, o fenômeno influi diretamente na rotina de seus habitantes, que programam suas vidas de acordo com o volume e altura da neve. Para investigar a rotina, adequações e rituais desta região, Ottinger parte para a mítica terra da neve na companhia de dois artistas kabuki. Juntos, irão refazer o caminho descrito pelo escritor Bokushi Suzuki, enquanto dão vida aos personagens Takeo e Mako, heróis de sua mais importante obra, Snow Country Tales. A sessão com a presença da diretora acontece hoje às 19h15, no Estação Rio 2.




Voltar

Edição 2023