Publicado em 05/10/2017

No verão de 1983, no norte da Itália, Elio Perlman, de 17 anos passa férias no casarão de sua família. Um dia, chega um amigo de seu pai para ajudar em pesquisas sobre a cultura greco-romana. Sob o sol do verão, o jovem se descobre apaixonado, com desejos que vão mudar sua vida para sempre. Este é o enredo do filme Me chame pelo seu nome (Call Me By Your Name), dirigido por Luca Guadagnino, que estreia nesta sexta-feira, dia 6, às 20h, no CCLSR - Cine Odeon NET Claro, com a presença do diretor. 

O filme teve uma grande repercussão em suas passagens pelo Sundance Film Festival e na mostra Panorama do Festival de Berlim 2017. E o diretor italiano veio ao Festival do Rio 2017 especialmente para o lançamento de seu filme. Por onde passou, o longa-metragem deixou a impressão de que se trata de um forte concorrente para constar na lista final da disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em fevereiro de 2018.

Me chame pelo seu nome é baseado num romance do escritor americano Andre Aciman, professor de teoria literária da City University de Nova York, que já deu aulas nas universidades de Princeton e Wesleyan. O roteiro é assinado por um mestre do cinema, o britânico James Ivory. E o romance acontece entre visitas a museus, saraus ao piano e debates filosóficos. Tudo se passa em cenários italianos deslumbrantes, com suas praias e villas repletas de histórias. 

No papel do adolescente Elio, o ator americano Timothée Chalamet, que esteve no elenco da minissérie Homeland e do filme Interestelar, de Christopher Nolan, recebeu muitos elogios da crítica especializada, assim como também o ator Armie Hammer, que interpreta Oliver, o amigo do pai, e a francesa Esther Garrel, filha do diretor Philippe Garrel, que faz o papel de Marzia, um flerte do protagonista. As sessões do filme costumam deixar a plateia sob intensa emoção, com diálogos fortes, sobretudo entre pai e filho.

Os ingressos já estão à venda.

Me Chame Pelo Seu Nome (Call me by you name), de Luca Guadagnino. Itália/França. Ficção, 130min.

Elio Perlman, um jovem ítalo-americano de 17 anos, passa seus dias na vila de sua família, um antigo casarão do século XVII. Seus dias são repletos de composições ao piano e flertes com sua amiga Marzia. Um dia, Oliver, um charmoso homem de 24 anos, chega para ajudar o pai de Elio em sua pesquisa sobre cultura greco-romana. Sob o sol do verão italiano, Elio e Oliver descobrem a beleza do despertar de novos desejos que irão mudar as suas vidas para sempre. Exibido no Sundance Film Festival e na mostra Panorama do Festival de Berlim, 2017. 


Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/call-me-by-your-name





Voltar

Edição 2023