Publicado em 11/10/2015

Já é tradição no Festival do Rio a entrega do Prêmio Fipresci de Personalidade Latino-Americana do Ano. Nomes como Patricio Guzmán, José Carlos Avellar e Guillermo Arriaga já receberam a homenagem entregue pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica.

Este ano, o homenageado é o cineasta brasileiro Walter Lima Jr. Um dos grandes do nosso cinema, Walter dirigiu clássicos como Menino de engenho, A lira do delírio, Joana Angélica, Chico Rei, O monge e a filha do carrasco e A ostra e o vento, entre outros. E aos 76 anos, o mestre continua na ativa: em 2008 lançou Os desafinados, uma homenagem à bossa nova, e esse ano lançou, dentro da mostra Hors Concours do Festival do Rio, Através da sombra, uma adaptação do clássico conto fantasmagórico de Henry James A volta do parafuso. A sessão de estreia, emocionante, aconteceu essa semana, no Cinépolis Lagoon (foto).

A cerimônia de entrega do Prêmio Fipresci de Personalidade Latino-Americana do Ano acontece nesse domingo 11, às 18h, no Instituto Moreira Salles. O evento é aberto ao público e será seguido da exibição de Menino de engenho, primeiro filme dirigido pelo cineasta, em cópia restaurada.

Os ingressos estão à venda na bilheteria do cinema ou pela ingresso.com.



Voltar

Edição 2023