CINEMA CIRCULAÇÃO, PROJETO ESPECIAL DO FESTIVAL DO RIO E FUNARJ, CHEGA A VOLTA REDONDA

Município do Sul Fluminense é a última cidade a abrigar a programação de filmes e oficinas. Evento, gratuito, acontece nos dias 12 a 14 e 24 de setembro

Volta Redonda é a próxima parada do projeto especial Cinema Circulação. Uma iniciativa do Festival do Rio e da Funarj, o programa leva mostra de filmes e a realização de oficinas ligadas ao universo audiovisual para outras cidades do Estado do Rio, para além da capital. A cidade do Sul Fluminense abriga o evento entre os dias 12 e 14 de setembro (filmes) e no dia 24 de setembro (oficinas). 

O Cinema Circulação chega à Cidade do Aço depois de passar por Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. No caso de Volta Redonda, o projeto especial terá uma novidade: antes da exibição dos longas, será projetado também um curta-metragem. Eduardo e Mônica, Medida Provisória, Três Verões são alguns dos títulos selecionados (confira a lista completa abaixo), com sessões no Cine Show - Sider Shopping. 

Já as oficinas - quatro, ao todo - vão acontecer no Centro Cultural Fundação CSN, ministradas pelos profissionais Alexandre Guerreiro e Bete Bullara. Os temas dos workshops variam de Linguagem Cinematográfica e Vídeo a Cinema e Literatura, passando por Roteiro e Storyboard e Fotografia. O público-alvo varia de acordo com a temática (classificação indicativa no descritivo das oficinas, abaixo). 

Um projeto do Festival do Rio em parceria com a Funarj, o Cinema Circulação tem como objetivo contribuir para a democratização do amplo acesso à cultura, com programação gratuita. As vagas são limitadas (inscrições no local). Volta Redonda é a terceira e última cidade a receber o programa, encerrando o ciclo 2022 do Cinema Circulação. 

Já a 24ª edição do Festival do Rio acontece entre 06 e 16 de outubro de 2022.

Sobre as oficinas:

LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E VÍDEO: Reflexão sobre os elementos que compõem a linguagem cinematográfica e audiovisual em geral através da projeção e análise de curtas metragens, com exercícios voltados para criação de vídeo com linguagem criativa, sobretudo para redes sociais. Análise dos trabalhos.

Ministrado por: Alexandre Guerreiro

Público-alvo: pessoas acima de 14 anos

Nº de participantes: 35 pessoas

Duração: 4 horas

ROTEIRO E STORYBOARD: Exercícios de criação de narrativas audiovisuais, utilizando as técnicas tradicionais de organização de narrativas dramáticas, analisadas através da exibição de curtas-metragens. Regras de formatação, como storyline, escaleta, argumento e roteiro. Exercícios de criação. Roda de leitura e análise dos trabalhos realizados.

Ministrado por: Alexandre Guerreiro

Público-alvo: pessoas acima de 16 anos

Nº de participantes: 30 pessoas

Duração: 4 horas

FOTOGRAFIA: Visionamento de fotografias para aprofundar o entendimento dos elementos técnicos que compõem essa linguagem. Exercícios que visam a apuração do olhar, a concentração e devida atenção à composição das imagens fotográficas e sua expressão. Análise dos trabalhos.

Ministrado por: Bete Bullara

Público-alvo: pessoas acima de 12 anos

Nº de participantes: 40 pessoas

Duração: 4 horas

CINEMA E LITERATURA: Apresentação das modalidades de adaptação literária  para o audiovisual através da leitura de trechos de romances, contos ou poesias e apresentação de trechos e filmes ou curtas metragens baseados nessas obras. Exercícios de roteirização de literatura e, se for possível, filmagem desses trechos.

Ministrado por: Bete Bullara

Público-alvo: pessoas acima de 16 anos

Nº de participantes: 40 pessoas

Duração: 4 horas

Sobre os filmes:

ANNA – O PASSADO NUNCA MORRE: Os jovens Renata, Fábio, Sandra, Luiz e André precisam realizar uma pesquisa acadêmica e são levados até um lar para crianças órfãs. Após serem recebidos pela anfitriã, são percebidos comportamentos estranhos na casa, das crianças residentes e até mesmo da “mãe mor” do lugar.

Direção: Mariana Moura, Gabriela Araujo

ELEIÇÕES: A rotina do ensino médio de uma escola localizada no centro de São Paulo é alterada por conta das eleições do grêmio estudantil que se aproximam. Durante este período, é possível identificar como as consequências do processo eleitoral afetam as relações entre os alunos, assim como as eleições presidenciais, em proporções bem maiores, conseguem alterar a atmosfera de um país.

Direção: Alice Riff

Não recomendado para menores de 12 anos

NA TRAVE: Na Trave é um filme que mostra o dia-a-de um trabalhador braçal, narrado como uma partida de futebol. Mescla ficção com depoimentos reais de pessoas envolvidas com o futebol. Torcedores anônimos, jogadores, comentaristas, juízes e amantes do esporte.

Direção e Roteiro: André Sodré

EDUARDO E MÔNICA: Em um dia atípico, situado em Brasília na década de 1980, uma série de coincidências leva Eduardo (Gabriel Leone) a conhecer Mônica (Alice Braga), tendo como pano de fundo uma festa estranha com gente esquisita. A comédia romântica é baseada na música homônima de Renato Russo, da banda Legião Urbana.

Direção: René Sampaio

Elenco: Gabriel Leone, Alice Braga, Victor Lamoglia

Não recomendado para menores de 14 anos

REFLEXO: Uma mãe se vê sozinha, cuidando de um filho que perdeu os sentidos e movimentos. Em meio a um cenário de recordações, ela precisa reinventar uma relação que agora parece não fazer mais sentido. Uma história de amor e de cuidado que faz o espectador refletir sobre perdas e também sobre afeto.

Direção e Roteiro: Arthur Vinciprova

Elenco: Luciene Martes e Fábio Soares

BEM CASADOS: Solteirão convicto, Heitor (Alexandre Borges) ganha a vida comandando uma equipe que registra cerimônias de casamento e se mete em encrenca ao se tornar alvo de Penélope (Camila Morgado), que está desesperada para impedir o enlace matrimonial do amante.

Direção: Aluízio Abranches

Elenco: Alexandre Borges, Camila Morgado, Bianca Comparato

Não recomendado para menores de 12 anos

FIOS: Numa manhã qualquer, um cara se vê perdendo uma parte muito amada de si de uma só vez. Por mais que lute, ele acaba tendo que enfrentar a realidade que bate na sua cara.

Direção, Roteiro e Elenco: Ranny Vidal

DEIXA NA RÉGUA: Um corte de cabelo estiloso pode representar muita coisa. O dia a dia movimentado das barbearias da zona norte é retratado com leveza e graça, a partir de depoimentos dos jovens que as frequentam. Nas mãos dos babeiros Belo, Deivão e Edi, eles vão mostrar como esses estabelecimentos se tornam um espaço de sociabilidade e de debate sobre diversos assuntos.

Direção: Emílio Domingos

Não recomendado para menores de 12 anos

EM NOME DELE: Na comemoração dos sete anos de João, filho adotivo de Maria. Temos a construção de memórias que serão levadas para a vida toda.

Direção: Ana Cruz e Gabriela Sutil

TRÊS VERÕES: Todos os anos, entre o Natal e o Ano Novo, Edgar (Otávio Muller) e Marta (Gisele Fróes) um rico casal carioca, recebe amigos e familiares para as festas em sua mansão na região de Angra dos Reis. Entretanto, quem de fato organiza a casa e gerencia tudo é a governanta Madalena (Regina Casé), que sonha em comprar um terreno para que possa abrir seu próprio negócio.

Direção: Sandra Kogut

Elenco: Regina Casé, Rogério Fróes, Otávio Muller, Gisele Fróes, Jessica Ellen

Não recomendado para menores de 12 anos

ARIGÓ, UM MILHÃO EM UM: Através de sua arte, Alan de Paula percorre sua cidade de origem em meio a diversidade artística de pontos históricos presentes na localidade. Ao longo do processo, observa-se a valorização cultural do município ligado diretamente ao

símbolo do Arigó, o pássaro que migra, desenhado durante o decorrer do vídeo que representa os trabalhadores que vieram de longe para construção da CSN e o município de Volta Redonda, cujo gerações através de sua luta e união fizeram a força realizando sonhos e transformando vidas.

Direção: Alan de Paula

MEDIDA PROVISÓRIA: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. O longa é uma adaptação de "Namíbia, Não!", peça de Aldri Anunciação, que o diretor e ator Lázaro Ramos dirigiu para o teatro em 2011.

Direção: Lázaro Ramos

Elenco: Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge

Não recomendado para menores de 14 anos

Agenda:

12 de setembro, segunda-feira

-15h: CURTA: ANNA – O PASSADO NUNCA MORRE / LONGA: ELEIÇÕES/ CINE SHOW - SIDER SHOPPING

-19h30: CURTA: NA TRAVE/ LONGA: EDUARDO E MÔNICA/ CINE SHOW - SIDER SHOPPING

13 de setembro, terça-feira

-15h:  CURTA: REFLEXO/ LONGA: BEM CASADOS/ CINE SHOW - SIDER SHOPPING

-19h30: CURTA: FIOS/ LONGA: DEIXA NA RÉGUA/ CINE SHOW - SIDER SHOPPING

14 de setembro, quarta-feira

-15h: CURTA: EM NOME DELE/ LONGA: TRÊS VERÕES/ CINE SHOW - SIDER SHOPPING

-19h30: CURTA: ARIGÓ, UM MILHÃO EM UM/ LONGA: MEDIDA PROVISÓRIA/ CINE SHOW - SIDER SHOPPING

24 de setembro, sábado

-10h: OFICINA: LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E VÍDEO, com Alexandre Guerreiro/ CENTRO CULTURAL FUNDAÇÃO CSN

-10h: OFICINA: FOTOGRAFIA, com Bete Bullara/ CENTRO CULTURAL FUNDAÇÃO CSN

-14h30: OFICINA: ROTEIRO E STORYBOARD, com Alexandre Guerreiro/ CENTRO CULTURAL FUNDAÇÃO CSN

-14h30: OFICINA: CINEMA E LITERATURA,  com Bete Bullara/ CENTRO CULTURAL FUNDAÇÃO CSN

Endereços:

CINE SHOW - SIDER SHOPPING

RUA DOZE, 300, VILA SANTA CECÍLIA,

VOLTA REDONDA-RJ

CENTRO CULTURAL FUNDAÇÃO CSN

RUA VINTE E UM, VILA SANTA CECÍLIA

VOLTA REDONDA RJ


Edição 2023