Publicado em 06/10/2022

 


CINE CONCERTO

A experiência única de assistir a uma projeção cinematográfica com acompanhamento de música executada ao vivo remonta aos primórdios do cinema - e é sempre memorável. Nesta edição do Festival do Rio, o público terá a oportunidade de conferir duas sessões especiais. Que rufem os tambores. Este é o CINE CONCERTO.

A primeira sessão vai apresentar produções musicadas pelos irmãos Franck e Damien Litzler, do duo SZ. A dupla, francesa, especializada neste tipo de exibição, vai performar enquanto são projetados trechos dos filmes Soy Cuba e À l’Assaut de la Tour Eiffel. 

Já a segunda sessão, chamada de CINE CONCERTO ANIMADO, promoverá o encontro da percussionista Lan Lanh com o guitarrista Armando Macedo. Em ato inédito, os brasileiros vão executar uma trilha sonora para um conjunto de curtas-metragem de animação.

CINE CONCERTO

07/10 – Cine Odeon - CCLSR - 19h

Os irmãos Franck e Damien Litzler (duo SZ) usam música eletrônica, jazz e post-rock em suas criações. Eles apostam em formas repetitivas e evolutivas, de tensão e relaxamento, para embalar as projeções de maneira harmoniosa e mágica, trabalhando com sampling, instrumentos e objetos diversos. Composta por dois filmes, a sessão é uma ação cultural promovida pela Aliança Francesa, em parceria com o Festival do Rio.

Soy Cuba (1964; de Mikhaïl Kalatozov) é um longa-metragem russo sobre a Revolução Cubana. Quatro contos retratam os abismos sociais e econômicos da ilha, e situações de violência e injustiça que conduzem ao levante revolucionário. Rejeitado em Havana e Moscou, foi proibido nos Estados Unidos e permaneceu esquecido até a década de 1990, quando chegou aos festivais norte-americanos e atraiu espectadores como Martin Scorsese.

À l’Assaut de la Tour Eiffel (1947; de Alain Pol) é protagonizado pelos alpinistas Pierre Allain, Jacques Poincenot, Guy Poulet e René Ferlet, que decidem escalar a Torre Eiffel. Um policial surge para impedir a escalada e a aventura parisiense ganha ares de perseguição.

CINE CONCERTO ANIMADO

15/10 – Estação NET Botafogo 1 - às 19h30

A percussionista Lan Lanh e o guitarrista Armando Macedo serão os responsáveis pela execução da música ao vivo durante a projeção de nove curtas-metragens animados - sendo três brasileiros, três franceses e três alemães. A sessão é uma iniciativa do Serviço Cultural do Consulado da França e do Goethe-Institut, no âmbito da cooperação franco-alemã no Rio de Janeiro.

Lan Lanh é baiana e entrou na música nos anos 1980, como baterista. Logo tornou-se uma das maiores percussionistas do Brasil e tocou com Elba Ramalho, Tim Maia, Titãs, Marisa Monte, Cássia Eller, Cindy Lauper e, mais recentemente, Maria Bethânia. Já Armando Macedo, o Armandinho, iniciou a carreira em 1964, aos dez anos. Juntou música regional e rock no icônico grupo A Cor do Som, e já dividiu o palco com Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa, entre muitos outros.

Totalizando 66 minutos, a seleção de curtas inclui Furico & Fiofó, Love Me Fear Me, Les 3 Inventeurs, Guida, The Da Vinci Time Code, Seiltänzer, Fluxos, La Demoiselle et le Violonceliste e Oktapodi. Com direção artística de Lan Lanh, a performance tem arranjos dos dois instrumentistas. A curadoria dos filmes é de Marcos Magalhães.




Voltar

Edição 2023