Publicado em 13/10/2015

A Última Chance do Festival do Rio, também conhecida como "repescagem", tradicionalmente propõe aos cinéfilos ainda com fôlego filmes que foram descobertos pelo público, com poucas sessões, retardatários do processo alfandegário ou os que tiveram liberação especial dos produtores estrangeiros para uma nova sessão.

A Última Chance acontece de 15 a 21 de outubro, no Cine Odeon - CCLSR e no Cine Art UFF. Credenciais e passaportes serão aceitos, sujeito a lotação das salas.

Confira a programação:


CINE ODEON - CENTRO CULTURAL LUIZ SEVERIANO RIBEIRO

QUINTA – 15/10

Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - 15/10/2015 - 14:00 - Os Irmãos lobo

(The Wolfpack), dir: Crystal Moselle. Com: Bhagavan Angulo, Govinda Angulo, Jagadisa Angulo

Trancados pelo pai em um apartamento em Manhattan por 14 anos, os sete filhos da família Angulo cresceram longe da escola e aprenderam tudo que sabem sobre o mundo com os filmes a que assistiam em casa. Para passar o tempo, os irmãos ensaiavam e reencenavam as cenas de seus filmes favoritos. Tudo mudou quando Mukunda, um dos irmãos, desrespeitou as regras do pai e decidiu andar pela vizinhança. Agora todos querem juntos explorar Manhattan e o mundo lá fora. Um dos mais festejados documentários do ano, recebeu o Grande Prêmio do Júri no Sundance Film Festival 2015.

Estados Unidos, 2015. 89 min. Classificação: 12 anos.

midnight docs. Leg Elet Português

Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - 15/10/2015 - 16:00 - Fatima

(Fatima), dir: Philippe Faucon. Com: Soria Zeroual, Zita Hanrot, Kenza-Noah Aiche, Chawki Amari

Fatima é faxineira e vive com as filhas Souad, uma jovem rebelde de 15 anos, e Nesrine, uma caloura da faculdade de medicina de 18 anos. Fatima tem um limitado vocabulário em francês e se frustra diariamente ao tentar interagir com as meninas. Um dia, ela sofre um acidente de trabalho e se vê obrigada a passar uns dias em casa repousando. Durante esse período reflexivo, ela começa a escrever uma longa carta em árabe para suas filhas e expressa coisas que seria incapaz de dizer em francês. Quinzena dos Realizadores, Festival de Cannes 2015.

França, 2015. 79 min. Classificação: 14 anos.

panorama. Leg Elet Português

Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - 15/10/2015 - 18:30 - Encontros O Globo - especial Festival do Rio - Je suis Charlie

(L'humour à mort), dir: Daniel Leconte, Emmanuel Leconte. Com: Elisabeth Badinter, Gérard Biard

O ataque à redação do jornal francês Charlie Hebdo, em janeiro de 2015, chocou por sua brutalidade. Mas não foi um evento único: nos dois dias seguintes, outros quatro incidentes distintos resultaram em um total de 20 mortos. Paris e o mundo ficaram em choque. Mas as reações aos eventos foram poderosas, dando início a protestos coletivos, nos quais milhões se juntaram em cidades da França, da Europa e das Américas para protestar. Juntando material jornalístico e entrevistas, o filme presta uma homenagem aos 11 jornalistas do Charlie Hebdo que foram mortos no atentado. Toronto 2015.

França, 2015. 90 min. Classificação: 14 anos.

panorama. Leg Elet Português

(ENTRADA GRATUITA MEDIANTE SENHA DISTRIBUIDA A PARTIR DA ABERTURA DA BILHETERIA DO CINEMA NO DIA DE EXIBIÇÃO)

Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - 15/10/2015 - 21:30 - Nasty baby

(Nasty Baby), dir: Sebastian SIlva. Com: Kristen Wiig, Sebastian Silva, Tunde Adebimpe

Freddy é um artista plástico cujo desejo de ter um filho já está se tornando uma obsessão. Para dar vazão à sua ansiedade, ele se envolve em um novo trabalho, uma peça que reúne imagens de sua infância e fotos de recém-nascidos. Com a ajuda de sua melhor amiga, Polly, ele e seu companheiro Mo tentam ter um filho. Mas a situação se torna mais complexa quando os três resolvem refletir e debater sobre a criação da vida. Ao mesmo tempo, um vizinho os persegue, cada vez mais agressivamente. Do diretor de A criada e Crystal Fairy e o cactus mágico. Prêmio Teddy em Berlim 2015.

Estados Unidos, 2014. 101 min. Classificação: 14 anos.

panorama. Leg Elet Português

SEXTA – 16/10

Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - 16/10/2015 - 14:00 - Allende meu avô Allende

(Allende mi abuelo Allende), dir: Marcia Tambutti Allende. Com: Salvador Allende

Marcia quer mudar o hábito de família de não falar sobre a tragédia que os atingiu no passado. Há 35 anos, um golpe de Estado derrubou seu avô, Salvador Allende, o primeiro presidente socialista eleito democraticamente. Agora, ela acredita que é hora de recuperar as memórias e imagens de sua vida arrebatadas durante o golpe. Um passado íntimo ainda seu desconhecido, enterrado pela transcendência política que se tornou a figura de Allende, pelo exílio e pela dor da família. O significado de um silêncio mantido durante décadas. Vencedor do Olho de Ouro na Quinzena dos Realizadores 2015.

Chile / México, 2015. 97 min. Classificação: 12 anos.

latina. Leg Elet Português

SÁBADO – 17/10 - Não haverá programação

DOMINGO – 18/10

Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - 18/10/2015 - 14:00 - Ned rifle

(Ned Rifle), dir: Hal Hartley. Com: Aubrey Plaza, Parker Posey, Liam Aiken, Robert John Burke

Ned Rifle tem 18 anos e um plano: deixar o programa de proteção à testemunha do qual participa e matar seu pai, Henry. Em outra esfera de sua vida, o jovem convive com as convicções religiosas de seu pai adotivo, que o encoraja a viver como um cristão exemplar, e com a insistência do tio, que vê no garoto um enorme potencial para a escrita. Em meio a uma crise de identidade, Ned conhece Susan, uma fanática por batom e literatura, que promete ajudá-lo. O longa fecha a trilogia do diretor Hal Hatley, que inclui As confissões de Henry Fool (1998) e Fay Grim (2007). Toronto 2014 e Berlim 2015.

Estados Unidos, 2014. 85 min. Classificação: 14 anos.

panorama. Leg Elet Português

Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - 18/10/2015 - 16:00 - Cozinhando o melhor do mundo: El Celler de Can Roca

(Cooking Up a Tribute), dir: Luis González, Andrea Gómez. Com: Joan Roca, Josep Roca, Jordi Roca

El Celler de Can Roca, considerado um dos melhores restaurantes do mundo, é famoso por harmonizar ingredientes de forma surpreendente. Incansáveis, os irmãos Joan, Josep e Jordi, as cabeças por trás do restaurante catalão, fecharam as portas durante cinco semanas e partiram para uma viagem de pesquisa gastronômica, levando junto toda a sua equipe. O documentário acompanha as experiências e achados do grupo pelo sul dos EUA, México, Colômbia e Peru, onde reinterpretam e fazem tributo às tradições e aos ingredientes, ao se depararem com os talentos locais.

Espanha, 2014. 87 min. Classificação: 10 anos.

itinerários únicos. Leg Elet Português

Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - 18/10/2015 - 18:30 - Paulina

(La Patota), dir: Santiago Mitre. Com: Dolores Fonzi, Oscar Martinez, Esteban Lamothe, Cristian Salguero

Paulina decidiu abrir mão de uma carreira brilhante como advogada para se dedicar ao ensino numa região desfavorecida da Argentina, tendo que sacrificar seu namoro e a confiança de seu pai. Diante de um ambiente hostil, ela se agarra à sua missão educativa, única garantia de um compromisso político real. Pouco depois de sua chegada, ela é violentamente agredida por um grupo de jovens, e logo descobre que alguns deles são seus alunos. Apesar do trauma e de não compreender o seu entorno, Paulina vai tentar se manter fiel ao seu ideal social. Melhor filme na Semana da Crítica de Cannes 2015.

Argentina / Brasil / França, 2015. 103 min. Classificação: 14 anos.

latina. Leg Elet Português

Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - 18/10/2015 - 21:00 - Francofonia

(Francofonia, Le Louvre sous l'Occupation), dir: Aleksandr Sokurov. Com: Louis-Do de Lencquesaing, Benjamin Utzerath, Vincent Nemeth, Johanna Korthals Altes, Jean-Claude Caër, Andrey Chelpanov

Dois homens extraordinários: Jacques Jaujard, diretor do Louvre, e o Conde Wolff-Metternich, general da ocupação nazista em Paris. Inimigos e posteriormente colaboradores, formaram uma aliança que seria a força por trás da preservação de tesouros do museu francês. Explorando as relações entre arte e poder, o filme mostra o museu do Louvre como um exemplo vivo da nossa civilização. Misturando elemento de documentário e ficção, o mestre russo Aleksandr Sokurov (de Arca russa e Fausto) reflete sobre o papel da arte em meio ao um dos conflitos mais sangrentos já vistos. Veneza e Toronto 2015.

França / Alemanha / Holanda, 2015. 87 min. Classificação: 14 anos.

mestres. Leg Elet Português

SEGUNDA – 19/10 - Não haverá programação

TERÇA – 20/10

Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - 20/10/2015 - 14:00 - EU SOU MICHAEL

(I am Michael)

de Justin Kelly. Com James Franco, Zachary Quinto, Emma Roberts. Estados Unidos, 2014. 101min,DCP.

​Em 2007, Michael Glatze, famoso militante e defensor dos direitos dos homossexuais, chocou seus amigos e seguidores quando renunciou publicamente a sua homossexualidade para condenar a causa e se tornar um pastor cristão. O que poderia tê-lo levado a uma mudança tão extrema de crença? Esta é uma investigação complexa sobre um idealista que, ao se deparar com a morte, resolveu destruir e reconstruir a sua própria verdade. Estrelado por James Franco e Zachary Quinto, e produzido pelo diretor Gus Van Sant. Sundance Film Festival e Festival de Berlim 2015.​

Panorama do Cinema Mundial - (LEP, VO) - 14 anos

Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - 20/10/2015 - 16:00 - Tribunal

(Court), dir: Chaitanya Tamhane. Com: Vira Sathidar, Vivek Gomber, Geetanjali Kulkarni, Pradeep Joshi, Usha Bane

O corpo de um funcionario do sistema de esgoto indiano é encontrado em um bueiro de Mumbai. Narayan Kamble tem 65 anos, é poeta, músico, professor e ativista político. Durante um de seus shows, ele é preso sob a acusação de incitação ao suicídio do trabalhador. À medida que o julgamento avança, a vida privada das diversas pessoas envolvidas no caso é examinada, ao mesmo tempo em que se revela o funcionamento perverso e burocrático do sistema judicial na Índia. Melhor filme e melhor direção na mostra Horizontes do Festival de Veneza 2014 e melhor filme e melhor ator no BAFICI 2015.

Índia, 2014. 116 min. Classificação: 12 anos.

expectativa. Leg Elet Português

Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - 20/10/2015 - 18:30 - Dora ou as neuroses sexuais de nossos pais

(Dora oder Die sexuellen Neurosen unserer Eltern), dir: Stina Werenfels. Com: Victoria Schulz, Jenny Schily, Lars Eidinger, Urs Jucker

Quando sua mãe resolve suspender a medicação psiquiátrica controlada, Dora, 18 anos, se sente como acordando de um sono profundo. Ela agora descobre seu corpo, sua sensualidade e, finalmente, o sexo. Seus pais estão chocados com este novo perfil de luxúria desenfreada e ficam ainda mais furiosos quando a filha se envolve com um homem que conheceu em seu trabalho como vendedora. Assistindo a um relacionamento abusivo e sem escrúpulos, eles exigem que a filha pare de se encontrar com seu amante, mas todos os esforços serão em vão. Mostra Panorama do Festival de Berlim 2015.

Suíça / Alemanha, 2015. 92 min. Classificação: 14 anos.

expectativa. Leg Elet Português

Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - 20/10/2015 - 21:00 - HILDA

(Hilda)

de Andrés Clariond Rangel. Com Adriana Paz, Anna Cetti, David Gaitán, Eduardo Mendizábal, Fernando Becerril, Verónica Langer. México, 2014. 88min,DCP.

​Susana Le Marchand, uma dona de casa solitária e ignorada pelo marido rico, está à procura de uma nova empregada. Seu ex-jardineiro dá para Susana um presente de sua esposa, Hilda. Comovida com o gesto do empregado, a madame decide contratar a moça. Em meio à frivolidade do dia a dia do lar burguês, Hilda encontra uma velha coleção de livros marxistas da patroa. Esse pequeno tesouro leva Su­sa­na a se reconectar com sua juventude militante e esquerdista, e a encarar o vazio de sua vida atual. Ao lado da nova empregada, ela planeja uma re­vo­lu­ção.​

Première Latina - (LEP, LI) - 12 anos

Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - 21/10/2015 - 14:00 - Os panteras negras: Vanguarda da revolução

(The Black Panthers: Vanguard of the Revolution), dir: Stanley Nelson. Com:

A mudança está chegando à América. Cidades queimando, o Vietnã explodindo e a luta furiosa por igualdade e direitos civis despertando. Nesse contexto, uma nova cultura revoluciónaria emerge com o intuito de transformar drasticamente o sistema: o Partido dos Panteras Negras para Autodefesa. Se utilizando de um verdadeiro tesouro de raras imagens da época, essa história é contada por pessoas que estavam lá, entre informantes do FBI, jornalistas, adeptos e detratores brancos, Panteras Negras que deixaram o partido ou que permanecem leais a ele até hoje. Sundance Film Festival 2015.

Estados Unidos, 2015. 116 min. Classificação: 12 anos.

fronteiras. Leg Elet Português

Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - 21/10/2015 - 16:30 - Os exilados românticos

(Los Exiliados Románticos), dir: Jonás Trueba. Com: Renata Antonante, Francesco Carril, Vahina Giocante

Três amigos embarcam em uma viagem sem motivo aparente. Alguns poderiam dizer se tratar de uma despedida de seus últimos momentos de juventude, outros acreditam que a jornada está diretamente ligada à decadência do gênero masculino. Eles falam, sim, um pouco desses e de outros assuntos não menos transcendentais durante um trajeto longo em busca de efêmeros encontros amorosos com a única missão de surpreender a si mesmo e seguir sentindo-se vivos. Um filme sobre amizade, sobre o que foram as relações amorosas e o que poderiam ter sido.

Espanha, 2015. 70 min. Classificação: 12 anos.

expectativa. Leg Elet Português


CINE ARTE UFF

QUINTA – 15/10

Cine Arte UFF - 15/10/2015 - 14:00 - O homem novo

(El Hombre Nuevo), dir: Aldo Garay. Com: Stephania Mirza Curbelo

Aos 12 anos, Roberto apoiou a Revolução Sandinista na Nicarágua. Seguiu na luta política ao lado dos comunistas tupamaros. Trinta anos mais tarde, ele luta para viver como mulher, Stephania, e se esforça para ser aceito tanto pela sociedade quanto por sua família. Este é o retrato de uma mulher que carrega um passado tempestuoso repleto de violência, prostituição e engajamento político. Imagens de seu dia a dia capturadas nos últimos 20 anos se aliam a depoimentos de amigos e amores para contar sua história. Prêmio Teddy de melhor documentário, Berlim 2015. 

Uruguai / Chile / Nicarágua, 2015. 82 min. Classificação: 14 anos.

latina. Leg Elet Português

Cine Arte UFF - 15/10/2015 - 16:30 - O culto a JT Leroy

(The Cult of JT LeRoy), dir: Marjorie Sturm. Com: Beth Bachtold, Stephen Beachy, Bruce Benderson, Asia Argento

JT LeRoy publicou o seu primeiro romance aos 19 anos. Com relatos autobiográficos traumáticos e comoventes, fez uma ascensão meteórica à fama literária. Extremamente recluso, começou a deixar o seu casulo para conviver com seus novos fãs, uma lista que incluía Gus Van Sant e Lou Reed. Porém, seus amigos mais próximos percebiam algo de errado quando seus relatos variavam de uma conversa para outra. Este documentário acompanha a ascensão improvável de LeRoy, com sua sede de fama e reconhecimento, que resultou no maior escândalo literário do século.

Estados Unidos, 2014. 92 min. Classificação: 14 anos.

itinerários únicos. Leg Elet Português

Cine Arte UFF - 15/10/2015 - 19:00 - Beira-Mar

(Beira-Mar), dir: Filipe Matzembacher, Marcio Reolon. Com: Mateus Almada, Mauricio José Barcellos, Elisa Brites, Fernando Hart, Irene Brietzke

Martin e Tomaz passam um fim de semana imersos em um universo próprio. Alternando entre distrações corriqueiras e reflexões sobre suas vidas e sua amizade, os garotos se abrigam em uma casa de vidro, à beira de um mar frio e revolto. Festival de Berlim 2015.

Brasil, 2015. 84 min. Classificação: 14 anos.

pb novos rumos. Leg Elet Inglês

+

Cine Arte UFF - 15/10/2015 - 19:00 - Outubro Acabou

(Outubro Acabou), dir: Karen Akerman, Miguel Seabra Lopes. Com: Antonio Akerman Seabra, Karen Akerman, Miguel Seabra Lopes

Além do indômito desejo de realizar as enormidades que o tentavam, nada mais era sagrado.

Brasil / Portugal, 2015. 24 min. Classificação: L anos.

pb novos rumos curta. Leg Inglês

Cine Arte UFF - 15/10/2015 - 21:15 - In natura

(Mot Naturen), dir: Ole Giæver, Marte Vold. Com: Ole Giæver, Marte Magnusdotter Solem, Sivert Giæver Solem, Rebekka Nystabakk, Ellen Birgitte Winther, Per Kjerstad

O fim de semana se aproxima em uma pequena cidade da Noruega. Martin, 30 e poucos anos, imagina a vida monótona de estranhos nas janelas vizinhas a seu escritório. Logo começa a questionar sua própria vida e sente que precisa ficar sozinho em meio à natureza. No dia seguinte, deixa sua família e vai para as montanhas. Agora, seja através de um encontro inusitado com um caçador, um mergulho involuntário em um lago congelado ou sua transformação em uma águia, Martin e sua imaginação irão enfrentar suas ansiedades, sonhos, neuroses e desejos sexuais. Festival de Berlim 2015.

Noruega, 2014. 80 min. Classificação: 14 anos.

expectativa. Leg Elet Português

SEXTA – 16/10

Cine Arte UFF - 16/10/2015 - 14:00 - Rabo de peixe

(Rabo de Peixe), dir: Joaquim Pinto, Nuno Leonel. Com: Pedro Moritz, Artur Carreiro, Rui Melo, Manuel Moniz, Bruno Moniz, Marco Moniz, Manuel Pereira, Emanuel Carreiro, Marco Plácido

As companhias de pesca internacional têm causado problemas significativos em Rabo de Peixe, nos Açores, uma pequena vila que tem a pesca em pequena escala como base de da economia das famílias que lá vivem. Esse novo modelo da atividade, ditado por megacorporações, mergulha Pedro, um jovem pescador, em uma crise profissional que ultrapassa os perigos inerentes ao trabalho no mar. Filmado entre 1999 e 2001, o filme acompanha Pedro e sua equipe durante um ano em uma jornada determinante para se manter livre. Do mesmo diretor de E agora? Lembra-me. Festival de Berlim 2015.

Portugal, 2015. 103 min. Classificação: 10 anos.

panorama. Leg Elet Português

Cine Arte UFF - 16/10/2015 - 16:30 - Semana santa

(Semana Santa), dir: Alejandra Márquez Abella. Com: Anajose Aldrete, Tenoch Huerta, Esteban Avila, Jimena Cuarón

Férias na praia prometem uma extravagante mudança de rotina, mas a obrigação de se divertir pode ser opressiva. É o que Dali descobre quando viaja a uma praia paradisíaca e se hospeda em um hotel que já viu melhores dias. Seu filho Pepe sente saudades do pai, que faleceu há pouco tempo. Já Chavez, seu novo namorado, não consegue relaxar em meio às preocupações para pagar a viagem. Dali, ainda que feliz por estar com o filho, também encontra dificuldade em lidar com o luto. Ao se distanciarem, os três viverão aventuras pessoais que redefinirão a ideia de unidade familiar. Toronto 2015.

México, 2015. 88 min. Classificação: 12 anos.

latina. Leg Elet Português

Cine Arte UFF - 16/10/2015 - 19:00 - Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois

(Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois), dir: Petrus Cariry. Com: Sabrina Greve, Everaldo Pontes, Veronica Cavalcanti, David Wendefilm

A árida pedreira e a floresta que ainda pulsa. Um pai muito doente revê a filha. Ressentimentos são postos à mesa. A memória dos mortos, despertada por sangue, objetos, sombras e sonhos afeta Clarisse nesse cenário de beleza e agonia. Seu marido e os negócios a esperam na cidade para um desfecho catártico.

Brasil, 2015. 84 min. Classificação: 16 anos.

pb novos rumos. Leg Elet Inglês

+

Cine Arte UFF - 16/10/2015 - 19:00 - Tarântula

(Tarântula), dir: Aly Muritiba, Marja Calafange. Com: Ana Clara Fischer, Giuly Biancato, Luma Domingues Zanetti, Malu Zanetti Domingues

No casarão mora uma família religiosa e aparentemente incompleta: uma mãe e suas duas filhas. Até que uma aparição perturbadora vem colocar as coisas em seu devido lugar.

Brasil / Brasil, 2015. 20 min. Classificação: 16 anos.

pb novos rumos curta. Leg Inglês

Cine Arte UFF - 16/10/2015 - 21:15 - Hilda

(Hilda), dir: Andrés Clariond Rangel. Com: Adriana Paz, Anna Cetti, David Gaitán, Eduardo Mendizábal, Fernando Becerril, Verónica Langer

Susana Le Marchand, uma dona de casa solítaria e ignorada pelo marido rico, está à procura de uma nova empregada. Seu ex-jardineiro dá para Susana um presente de sua esposa, Hilda. Comovida com o gesto do empregado, a madame decide contratar a moça. Em meio à frivolidade do dia a dia do lar burguês, Hilda encontra uma velha coleção de livros marxistas da patroa. Esse pequeno tesouro leva Susana a se reconectar com sua juventude militante e esquerdista, e a encarar o vazio de sua vida atual. Ao lado da nova empregada, ela planeja uma revolução.

México, 2014. 88 min. Classificação: 12 anos.

latina. Leg Elet Português

SÁBADO – 17/10

Cine Arte UFF - 17/10/2015 - 14:00 - Lua de cristal

(Lua de Cristal), dir: Tizuka Yamasaki. Com: Xuxa Meneghel, Sérgio Mallandro, Duda Little, Júlia Lemmertz

Maria da Graça é uma jovem bonita e sonhadora que se muda para a cidade grande com a intenção de fazer aulas de canto. Lá, ela se hospeda na casa de sua tia Zuleika e de seus primos Lidinha e Mauricinho, que vivem atormentando sua vida, fazendo-a trabalhar como escrava. Em meio a tantos problemas, Maria conhece a pequena Duda, sua vizinha, e o desajeitado Bob, que se tornam seus amigos. Bob é a materialização do príncipe dos sonhos de Maria e vai ajudá-la a se transformar em uma estrela. Um clássico dos anos 1990 em sessão especial comemorativa pelos seus 25 anos.

Brasil, 1990. 90 min. Classificação: L anos.

midnight. Ver Original s/ leg

Cine Arte UFF - 17/10/2015 - 16:30 - Túmulo dos vagalumes

(Hotaru no haka), dir: Isao Takahata. Com: Tsutomu Tatsumi, Ayano Shiraishi, Akemi Yamaguchi

Setsuko e sua irmã Seita, de apenas 4 anos, vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e as doenças, enquanto se divertem com as luzes dos vagalumes. Um conto sobre a verdadeira tragédia da guerra e o abandono de uma nação. Considerado um clássico em seu país, o filme fez uma das maiores bilheterias da história do cinema japonês.

Japão, 1988. 89 min. Classificação: L anos.

estúdio ghibli. Leg Elet Português

Cine Arte UFF - 17/10/2015 - 19:00 - Jonas

(Jonas), dir: Lô Politi. Com: Jesuíta Barbosa, Laura Neiva, Criolo, Chay Suede, Ana Cecilia Costa

Jonas tem 20 anos, uma vida vazia e uma paixão de infância por Branca, filha da patroa de sua mãe. Na véspera do carnaval, um acidente faz com que ele a sequestre e a esconda no interior da Baleia, carro alegórico da escola de samba do bairro. Na semana entre os desfiles, os dois vivem uma história de amor impossível, dentro da Baleia. Do lado de fora, o drama de Jonas se intensifica à medida que a semana corre e ele tem que lidar com as consequências do sequestro.

Brasil, 2015. 97 min. Classificação: 14 anos.

pb novos rumos. Leg Elet Inglês

Cine Arte UFF - 17/10/2015 - 21:15 - Entertainment

(Entertainment), dir: Rick Alverson. Com: Gregg Turkington, John C. Reilly, Tye Sheridan, Michael Cera, Amy Seimetz, Lotte Verbeek

Um comediante de meia-idade faz uma turnê pelo deserto da Califórnia, se apresentando em casas decadentes. Ao mesmo tempo, além de fazer turismo por onde passa, procura por sua filha, com quem não fala há muitos anos. Durante o dia, caminha por paisagens desoladas, se distanciando daqueles que encontra. À noite, desenvolve sua sinistra persona no palco. O mundo à sua volta toma contornos cada vez mais surreais à medida que o reencontro com sua filha se aproxima e que uma promessa de sucesso em Hollywood fica prestes a se concretizar. Sundance e Locarno 2015.

Estados Unidos, 2014. 102 min. Classificação: 12 anos.

midnight. Leg Elet Português

DOMINGO – 18/10

Cine Arte UFF - 18/10/2015 - 14:00 - Bem-vinda a esta casa

(Welcome to this House), dir: Barbara Hammer. Com: Kathleen Chalfant, Barbara Hammer, Erin Miller

Elizabeth Bishop sob a ótica da cineasta Barbara Hammer. O documentário traça a vida da poeta, debruçando-se sobre sua obra, seus lares e histórias de amor. Inclusive seu turbulento romance com Lota de Macedo Soares, que inspirou o livro e o filme Flores raras. Investigando as inúmeras personalidades de Bishop, desde a sua infância em Nova Scotia até sua morte em 1979, o espectador é inserido no mundo da poeta, descobrindo facetas de uma pessoa complexa e apaixonada. Com depoimentos que vão de nomes da literatura como Nélida Piñon e Marie-Claire Blais até a ex-babá de Lota.

Estados Unidos / Canadá / Brasil, 2015. 79 min. Classificação: 12 anos.

itinerários únicos. Leg Elet Português

Cine Arte UFF - 18/10/2015 - 16:30 - Carmen – Life is a celebration

(Carmen - Life is a Celebration), dir: Mauricio Branco. Com:

Ao longo da trajetória de suas vidas, alguns indivíduos tornam-se personalidades públicas, símbolos do sucesso e notoriedade. Neste documentário, Carmen D’Aléssio é quem relata o desenrolar de sua própria história: antes, durante e depois do Studio 54, a lendária casa noturna nova-iorquina, da década de 1970/80, onde Carmen era a relações públicas, em parte a grande responsável pelo sucesso internacional do local. Peruana de origem, vinda de uma família abastada, Carmen trilhou uma história improvável, cheia de alegria, de jovialidade, rumo ao sucesso que a tornaria uma mulher inesquecível.

Brasil, 2015. 50 min. Classificação: 14 anos.

itinerários únicos. Leg Português

+

Cine Arte UFF - 18/10/2015 - 16:30 - Dândi Negro – Uma beleza política

(Black dandy, une beauté politique), dir: Laurent Lunetta . Com:

Do Brooklyn a Joanesburgo, passando pelo Caribe e pela Europa, ao longo dos últimos anos, tem havido uma tendência perceptível nas paisagens urbanas de todo o planeta – a ascensão do Dândi Negro global. Um Dândi Negro pode ser definido como um cavalheiro autoestilizado que se apropria intencionalmente da moda europeia clássica a partir das estéticas e das sensibilidades da diáspora africana. Um rebelde cujo estilo e identidade são geralmente uma contradição e provocação aos estereótipos, categorias e ideias que a sociedade tem sobre ele e, em alguns casos, ela.

França, 2015. 54 min. Classificação: 12 anos.

itinerários únicos. Leg Elet Português

Cine Arte UFF - 18/10/2015 - 19:00 - A Seita

(A seita ), dir: André Antônio. Com: Pedro Neves, Júlio Emílio, Felipe Araújo, Paulo Faltay, Sosha

2040 foi um ano importante pra mim por duas razões. A primeira é que foi o ano em que eu decidi deixar as Colônias Espaciais e voltar a morar no Recife. A segunda é que foi em 2040 que eu descobri a existência da Seita.

Brasil, 2015. 70 min. Classificação: 16 anos.

pb novos rumos. Leg Elet Inglês

+

Cine Arte UFF - 18/10/2015 - 19:00 - Imóvel

(Imóvel), dir: Isaac Pipano. Com: Isaac Pipano

Um telefone. Fora isso tudo estava calado na casa. Estávamos com a roupa do corpo. Lembrei-me das plantas, agora já é tarde.

Brasil, 2015. 20 min. Classificação: L anos.

pb novos rumos curta. Leg Inglês

Cine Arte UFF - 18/10/2015 - 21:15 - Te prometo anarquia

(Te Prometo Anarquía), dir: Julio Hernández Cordón. Com: Diego Calva, Eduardo Eliseo Martínez, Shvasti Calderón, Milkman , Martha Claudia Moreno, Gabriel Casanova, Sarah Minter

O jovem casal de namorados Miguel e Johnny passa seus dias andando de skate por regiões caóticas da Cidade do México. Eles se divertem em sua sexualidade simples e doam seu sangue para o mercado negro. Uma ótima maneira de ganhar dinheiro fácil surge quando um conhecido os indica a traficantes que precisam de sangue, mas não podem ir a um hospital. O  plano logo dá errado e os dois percebem tarde demais o ambiente a sua volta, uma rede secreta de clínicas a serviço dos feridos na guerra contra as drogas. Exibido na competição do Festival de Locarno e no Festival de Toronto 2015.

México / Alemanha, 2015. 90 min. Classificação: 16 anos.

latina. Leg Elet Português

SEGUNDA – 19/10

Cine Arte UFF - 19/10/2015 - 14:00 - Entre fiéis

(Among the Believers), dir: Hemal Trived, Mohammed Ali Naqvi. Com: Maulana Abdul Aziz Ghazi, Dr. Pervez Hoodbhoy

O clérigo Abdul Aziz Ghazi, aliado do Talibã e do Estado Islâmico, quer subjugar o Paquistão à versão mais rígida da lei Sharia. Apesar da oposição oficial, a sua Mesquita Vermelha coordena uma rede de madrassas (escolas religiosas) onde as crianças aprendem somente o Corão e fundamentos da guerra santa. O filme segue o aluno de uma madrassa e uma ex-aluna, que fugiu em busca de uma educação mais completa. Enquanto isso, o físico e ativista Dr. Pervez Hoodbhoy tenta combater o fanatismo através de suas palestras. Até que o brutal ataque a uma escola provoca uma crise nacional. Tribeca 2015.

Paquistão, 2015. 84 min. Classificação: 12 anos.

fronteiras. Leg Elet Português

Cine Arte UFF - 19/10/2015 - 16:30 - Necktie youth

(Necktie Youth), dir: Sibs Shongwe-La Mer. Com: Bonko Khoza, Sibs Shongwe-La Mer, Colleen Balchin, Kamogelo Moloi, Emma Tollman, Jonathan Young, Kelly Bates, Ricci-Lee Kalish, Giovanna Winetzki

Quem cresceu em Sandton – região no subúrbio de Joanesburgo que concentra o maior número de ricos e milionários de todo o continente africano –, necessariamente passou grande parte de sua juventude em pisicinas ou festas cheias de droga. Jabz e September,  20 e poucos anos, vivem à deriva nesse mundo, filosofando sobre suas vidas vazias. Quando Emily, uma amiga da dupla, transmite ao vivo seu próprio suicídio, Jabz e September serão forçados a confrontar uma dura verdade que não pode ser ignorada. Um retrato arrebatador da juventude sul-africana pós-apartheid. Festival de Berlim 2015.

África do Sul, 2015. 91 min. Classificação: 18 anos.

expectativa. Leg Elet Português

Cine Arte UFF - 19/10/2015 - 19:00 - Ralé

(Ralé), dir: Helena Ignez. Com: Ney Matogrosso, Simone Spoladore, Djin Sganzerla, Dan Nakagawa, José Celso Martinez

Um filme dentro de um filme. Jovens diretores, adolescentes prodígios, estão filmando A exibicionista em uma fazenda numa região paradisíaca. Barão, personagem de Ney Matogrosso, vive nessa fazenda, onde irá celebrar seu casamento com o dançarino Marcelo. O filme investiga poeticamente a alma brasileira, colocando a Amazônia como epicentro do mundo, refletindo a respeito de questões existenciais, legitimando o direito à liberdade e à individualidade sexual. Filme filosófico e musical, livremente  inspirado na peça teatral Ralé, de Maxim Gorki.

Brasil, 2015. 73 min. Classificação: 14 anos.

pb novos rumos. Leg Inglês

+

Cine Arte UFF - 19/10/2015 - 19:00 - Escape From My Eyes

(Escape From My Eyes), dir: Felipe Bragança. Com:

“Eles veem um homem negro e pensam que viram um leão”. Documentário e imagens ficcionais se misturam para contar as memórias e sonhos de três refugiados de guerra vivendo acampados em uma praça no coração de Berlim.

Brasil / Alemanha, 2015. 34 min. Classificação: 14 anos.

pb novos rumos curta. Leg Elet Inglês

Cine Arte UFF - 19/10/2015 - 21:15 - A rua da amargura

(La Calle De La Amargura), dir: Arturo Ripstein. Com: Patricia Reyes Spíndola, Nora Velázquez, Sylvia Pasque

O lendário diretor Arturo Ripstein volta à ativa com a bizarra história real que ganhou as manchetes dos jornais mexicanos em 2009: o assassinato dos irmãos anões Alberto e Alejandro Jiménez. Famosos por participarem de lutas-livre em todo o país, os irmãos foram drogados por duas mulheres que pretendiam assaltá-los. No entanto, as doses cavalares de remédios acabaram por transformar o roubo em assassinato. Sob a direção obsessiva de Ripstein, a notícia sensacionalista torna-se uma plataforma de estudos e um exame irônico de uma Cidade do México marginalizada. Festival de Toronto 2015.

México / Espanha, 2015. 99 min. Classificação: 14 anos.

mestres. Leg Elet Português

TERÇA – 20/10

Cine Arte UFF - 20/10/2015 - 14:00 - Terra natal (Iraque ano zero) parte I - antes da queda

(Homeland (Iraq Year Zero) Part I - Before the Fall), dir: Abbas Fahdel. Com:

Durante dois anos o diretor iraquiano Abbas Fahdel acompanhou as expectativas e a vida de sua própria família, antes e após a intervenção norte-americana no país. Esta poderosa crônica do cotidiano do Iraque dá vida a uma saga que flui tão lentamente quanto o rio que atravessa Bagdá. Aqui, a tragédia e a dignidade do povo iraquiano ganham as telas em seus momentos mais intensos. Um documentário fundamental para se compreender o Oriente Médio do passado e do presente. Esta primeira parte do filme se encerra com o início dos ataques norte-americanos à Bagdá.

Iraque / França, 2015. 160 min. Classificação: 14 anos.

fronteiras. Leg Elet Português

Cine Arte UFF - 20/10/2015 - 17:30 - Premiere Brasil Competitiva de Curtas - parte I

Pele de Pássaro

(Pele de pássaro), dir: Clara Peltier. Com: Tuane Rocha, Jennifer Rocha

Tuane veste uma fantasia para enfrentar a realidade.

Brasil, 2015. 15 min. Classificação: L anos.

pb ct - compt doc. Leg Inglês

+

Mar de Fogo

(Mar de Fogo), dir: Joel Pizzini. Com:

Um filme-ensaio  sobre a gênese de Limite (1930), de Mário Peixoto, clássico da vanguarda latino-americana. Concebido a partir de cenas, do making of do filme e relatos do autor, este filme recria livremente a pulsão visionária de Peixoto para experimentar as sensações e os limites de uma aventura artística. Festival de Berlim 2015.

Brasil, 2014. 8 min. Classificação: L anos.

pb ct - compt doc. Leg Inglês

+

Cumieira

(Cumieira), dir: Diego Benevides. Com: Carangueijo, Louro, Luan

O operário, a obra e a busca por recompensa.

Brasil, 2015. 13 min. Classificação: L anos.

pb ct - compt doc. Leg Inglês

+

Fantasias de Papel

(Fantasias de papel), dir: Tetê Mattos. Com: Aracy Cardoso, Dênis de Moraes, Emiliano Queiroz, Françoise Forton, João Victorino, Mário Cardoso, Maurício de Bragança, Monique Lafond, Ney Santanna, Priscila Camargo, Roberto Pirillo, Sandra Barsotti

Entre os anos 1950 e 1970, a fotonovela representou um mercado significativo para milhões de leitores no Brasil. Através de depoimentos de atores, produtores e teóricos, o curta investiga o imaginário dessas histórias.

Brasil, 2015. 15 min. Classificação: L anos.

pb ct - compt doc. Leg Elet Inglês

+

Até a China

(Até a China), dir: Marão. Com: Marão, Carlos D, Yohana Lazarova, Silvana Andrade e Lora Lazarova

Fui pra China só com bagagem de mão. Na China os motociclistas usam casaco ao contrário e os restaurantes servem cabeças de peixe, lagostins e enguias. A funcionária do evento estuda cinema e gosta de filmes de Kung Fu. Comprei pés de galinha embalados a vácuo.

Brasil, 2015. 15 min. Classificação: L anos.

pb ct - compt doc. Leg Inglês

Cine Arte UFF - 20/10/2015 - 19:00 - A Morte de J.P.Cuenca

(A morte de J. P.Cuenca), dir: João Paulo Cuenca. Com: João Paulo Cuenca, Ana Flavia Cavalcantti

Em 2008, um cadáver identificado pela polícia com a certidão de nascimento do escritor João Paulo Cuenca foi encontrado no esqueleto de um edifício invadido na Lapa. Inspirado nesse fato, o filme investiga o roubo da identidade do autor num Rio de Janeiro fantasmagórico e em profunda transformação. Se na ficção e nas páginas policiais é lugar-comum os vivos roubarem a identidade dos mortos para começar uma nova vida, o que temos aqui é o caso oposto: alguém que rouba a identidade de um homem vivo para morrer em seu lugar.

Brasil, 2015. 90 min. Classificação: 18 anos.

pb novos rumos. Leg Inglês

QUARTA – 21/10

Cine Arte UFF - 20/10/2015 - 21:15 - Lúcifer

(Lucifer), dir: Gust Van den Berghe. Com: Gabino Rodriguez, Norma Pablo, María Toral Acosta, Jerónimo Soto Bravo, Sergio Lazaro Cortéz

Em seu caminho do céu ao inferno, Lúcifer passa pelo paraíso terrestre do México, onde vivem a idosa Lupita e sua neta Maria. O irmão de Lupita, Emanuel, finge que está paralisado para que possa beber e jogar enquanto as duas mulheres cuidam das ovelhas. Lúcifer detecta uma oportunidade e age como um curandeiro milagroso. Ele obriga Emanuel a andar novamente, seduz Maria e faz Lupita perder a fé. Ele não trouxe má sorte, apenas iluminou a linha entre o bem e o mal onde ela não existia antes. O filme fecha a trilogia baseada na obra de Joost Van den Vondel. Tribeca 2015.

México / Bélgica, 2014. 108 min. Classificação: 14 anos.

latina. Leg Elet Português

Cine Arte UFF - 21/10/2015 - 14:00 - Terra natal (Iraque ano zero) parte II - Depois da batalha

(Homeland (Iraq Year Zero) Part II - After the Battle), dir: Abbas Fahdel. Com:

Durante dois anos o diretor iraquiano Abbas Fahdel acompanhou as expectativas e a vida de sua própria família, antes e após a intervenção norte-americana no país. Esta poderosa crônica do cotidiano do Iraque dá vida a uma saga que flui tão lentamente quanto o rio que atravessa Bagdá. Aqui, a tragédia e a dignidade do povo iraquiano ganham as telas em seus momentos mais intensos. Um documentário fundamental para se compreender o Oriente Médio do passado e do presente. Esta segunda parte do filme dá conta do período após os ataques norte-americanos a Bagdá.

Iraque / França, 2015. 174 min. Classificação: 14 anos.

fronteiras. Leg Elet Português

Cine Arte UFF - 21/10/2015 - 17:30 - Premiere Brasil Competitiva de Curtas - parte II

Guida

(Guida), dir: Rosana Urbes. Com:

Guida, uma doce senhora que há 30 anos trabalha no Fórum da cidade, tem sua rotina entediante modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo em um centro cultural. Através da sensibilidade criativa da personagem, o filme propõe uma reflexão sobre a retomada da inspiração artística, a arte como agente transformador e o conceito do belo.

Brasil, 2014. 12 min. Classificação: L anos.

pb ct - compt fic. Leg Inglês

+

Serra do Caxambu

(Serra do Caxambu), dir: Marcio Brito Neto. Com:

Narrativa sobre o jongo (caxambu), dança e música de matriz africana, considerado “pai” do samba, através do olhar dos descendentes de negros escravizados. O documentário mostra o encontro dos jongueiros de São José da Serra, remanescentes do quilombo mais antigo do estado do Rio de Janeiro, com o grupo Jongo da Serrinha.

Brasil, 2015. 15 min. Classificação: L anos.

pb ct - compt doc. Leg Elet Inglês

+

Olho-Urubu

(Olho-Urubu), dir: André Guerreiro Lopes. Com: Antônio Fonseca, Sylvia Prado, Camila Mota, Nash Laila

A cidade portuária de Santos pelas lentes do estranhamento e absurdo, embaralhando as fronteiras entre cinema, artes visuais e performance. Realizado durante o Festival Ibero-Americano de Artes Mirada.

Brasil, 2015. 13 min. Classificação: 12 anos.

pb ct - compt fic. Leg Elet Inglês

+

Marrocos

(Marrocos), dir: Andrea Nero, Iajima Silena. Com:

O espaço do antigo Cine Marrocos é hoje ocupado por cerca de 500 famílias organizadas em torno de um movimento social pela habitação. O mesmo espaço, décadas atrás, era cenário de importantes episódios da cinematografia brasileira. O documentário aborda o tema da transitoriedade, criando relações com o imaginário do nomadismo, que se identifica com o atual contexto urbano.

Brasil, 2015. 8 min. Classificação: L anos.

pb ct - compt doc. Leg Elet Inglês

+

Som Guia

(Som Guia), dir: Felipe Rocha . Com: Enrique Diaz, Mariana Lima, Letícia Novaes, João Velho, Mia Lima Rocha e Veronica Debom

A gente tenta juntar duas pessoas e fica torcendo praquilo dar certo. Às vezes, alguma coisa acontece. Outras, não. E tudo bem.

Brasil, 2015. 15 min. Classificação: 14 anos.

pb ct - compt fic. Leg Elet Inglês

Cine Arte UFF - 21/10/2015 - 19:00 - A obra do século

(La Obra del Siglo), dir: Carlos Machado Quintela. Com: Mario Balmaseda, Mario Guerra, Leonardo Gascón

Na década de 1980, o governo cubano, com a ajuda estrutural e financeira da União Soviética, deu início à construção de um reator nuclear na provícia de Cienfuegos, região de Juragáu, Cuba. Após o acidente em Chernobil, da queda do Muro de Berlim e do fim da União Soviética, o projeto foi abandonado, transformando a obra em um grande elefante branco. Nesse lugar degradado e fantasmagórico vivem Leo, Rafael e Otto; pai, filho e avô que, em um assustador apartamento, compartilham suas frustrações no amor, no trabalho e na vida. Melhor filme e melhor diretor em Roterdã 2015.

Cuba / Argentina / Suíça / Alemanha, 2015. 100 min. Classificação: 12 anos.

latina. Leg Elet Português

Cine Arte UFF - 21/10/2015 - 21:15 - Aqui, em Lisboa - Episódios da vida da cidade

(Aqui, em Lisboa - Episódios da vida da cidade), dir: Denis Côté, Dominga Sotomayor, Gabriel Abrantes, Marie Losier. Com: Cláudia Leal, Martinho de Jesus, Joana de Verona, Patrícia Leal, Carloto Cotta, Sónia Balacó, Gabriel Abrantes, Filipa Anika, David Phelps, Cláudia Jardim, Joana Barrios, Natxo Checa, Norberto Lobo,Francisca Castillo, João Canijo, Carloto Cotta, Fernando Santos, Deborah Krystal, Cindy Scrash, Alda Cabrita, João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata, Simon Damour, Carlos Conceição, Bernardo Lacerda, Antoine Barraud, Didier D'Abreu, Pedro Pereira, Eduardo Moreira

Em 2013, para celebrar o seu décimo aniversário, o festival de cinema IndieLisboa convidou quatro diretores  para filmarem em Lisboa. As diretoras Dominga Sotomayor (com De quinta a domingo, em 2012) e Marie Losier (com The Ballad of Genesis and Lady Jaye, em 2011) haviam ganhado o prêmio da competição internacional nos anos anteriores. Os outros dois foram diretores com presenças recorrentes no festival: Denis Côté e Gabriel Abrantes. Quatro autores com quatro visões diferentes da cidade de Lisboa, passando pelos registros da ficção, do documentário, da comédia ou do fantástico.

Portugal / Canadá / França / Chile, 2015. 85 min. Classificação: 12 anos.

panorama. Leg Elet Português

Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro

Inteira R$20,00 / meia R$10,00

Praça Floriano, 7 – Cinelândia

Telefone 2461-0201

Cine Arte UFF

R$10,00 / meia R$5,00

Rua Miguel de Frias, 9 – Centro de Artes

Reitoria da UFF – Icaraí – Niterói

Telefone – 3774 7412

Válidos PASSAPORTES E CREDENCIAIS – sujeito a lotação da sala.




Voltar