Realizador italiano Marco Amenta apresenta seu terceiro longa-metragem no Festival do Rio Anna foi exibido na última edição do Giornate degli Autori no Festival de Veneza.
Com uma carreira toda baseada em documentários e reportagens fotográficas, o diretor se inspirou em uma história verídica que aconteceu na Sardenha há alguns anos, para criar esta ficção que perpassa questões como especulação territorial, preservação da natureza e aluta contra uma sociedade machista.
“Anna é uma história muito internacional e universal, que fala de uma luta visceral pela terra. A protagonista, batalha sim pela preservação dessas paisagens naturais, mas também por si mesma, pela sua emancipação como mulher. Ela foi vítima de agressão pelo seu ex-marido, então vê esta violência contra sua terra como uma segunda violência contra si mesma”, explica Marco Amenta.
Em 2008, seu filme “A Siciliana Rebelde” foi exibido no Festival do Rio, mas pela primeira vez Marco Amenta pôde vir ao evento. “É a minha primeira vez no Rio, no Brasil. E estou muito feliz por estar aqui. Eu já recebi calorosas boas-vindas das pessoas. Eu gosto de andar pela cidade quando eu vou visitar e eu percebi uma grande alma nos brasileiros e cariocas, uma alegria, um amor pela vida”.
Próxima sessões de Anna:
Segunda, 09/10 14:00 Kinoplex São Luiz 2
Domingo, 15/10 19:10 Estação NET Rio 3
Mais informações na página do filme.
Por: Dominique Valansi
Foto: Rogério Resende
Voltar