Publicado em 30/09/2023

Repleto de obras recém-premiadas nos maiores festivais de cinemas do mundo, o Festival do Rio traz em sua programação em 2023 uma série de filmes que integraram a seleção oficial do Festival Internacional de Cinema de Veneza, incluindo Pobres Criaturas, do diretor grego Yorgos Lanthimos, vencedor do Leão de Ouro na edição deste ano da mostra italiana.

Unindo ficção científica surrealista, fantasia e comédia de desconforto, o filme estrelado por Emma Stone traz a atriz vencedora do Oscar no papel de Bella, uma jovem mulher que volta à vida graças às técnicas nada ortodoxas do Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe) e anseia por conhecer o mundo.

Vencedor do Prêmio Especial do Júri em Veneza neste, o drama Fronteira Verde, da realizadora polonesa Agnieszka Holland, está na mostra Panorama Mundial do Festival do Rio. A trama lança luz na crise humanitária dos imigrantes e é ambientada na fronteira entre Polônia e Belarus.

Outra produção laureada no festival alemão foi Priscilla, de Sofia Coppola. Cailee Spaney venceu o Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza 2023 por sua atuação como Priscilla Presley no filme que traz a perspectiva dela para sua vida ao lado de Elvis Presley. O longa-metragem será exibido na Gala de Encerramento do Festival do Rio, dia 14 de outubro, às 19:30, no Cine Odeon - CCLSR.

Abaixo, conheça todos os filmes da seleção do Festival do Rio que já passaram por Veneza.

Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos (Panorama Mundial)

A fantástica evolução de Bella Baxter, uma jovem que é trazida de volta à vida pelo brilhante e pouco ortodoxo cientista Dr. Godwin Baxter. Sob a proteção de Baxter, Bella está ansiosa para aprender. Desejando conhecer mais sobre o mundo, foge com Duncan Wedderburn, um advogado astuto e debochado, para uma aventura por vários continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella se firma em seu propósito de defender a igualdade e a libertação. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2023.

Fronteira Verde, de Agnieszka Holland (Panorama Mundial)

Nas traiçoeiras e pantanosas florestas que compõem a "fronteira verde" entre a Bielorrússia e a Polônia, refugiados do Oriente Médio e da África que tentam chegar à União Europeia ficam presos em uma crise geopolítica engendrada pelo ditador bielorrusso Alexander Lukashenko. Numa tentativa de provocar a Europa, os refugiados são atraídos para a fronteira com a promessa de passagem fácil para a UE. Peões nesta guerra secreta, as vidas da ativista Julia, do guarda de fronteira Jan e de uma família síria se entrelaçam. Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza 2023.

Priscilla, de Sofia Coppola (Gala de Encerramento)

Quando a adolescente Priscilla Beaulieu conhece Elvis Presley em uma festa, o homem que é uma estrela meteórica do rock se torna alguém totalmente inesperado em momentos íntimos: uma paixão vibrante, um aliado na solidão, um melhor amigo vulnerável. Através dos olhos de Priscilla, Sofia Coppola revela outro lado do grande mito americano no longo namoro e casamento turbulento de Elvis e Priscilla. De uma base do exército na Alemanha à propriedade dos sonhos em Graceland, um retrato profundo e encantadoramente detalhado do amor, fantasia e fama. Prêmio de Melhor Atriz para Cailee Spaney no Festival de Veneza 2023.

A Sociedade da Neve, de J. A. Bayona (Panorama Mundial)


Em 1972, o voo 571 da Força Aérea Uruguaia, fretado para levar uma equipe de rugby ao Chile, caiu no coração da Cordilheira dos Andes. Apenas 29 dos seus 45 passageiros sobreviveram ao acidente. Presos num dos ambientes mais hostis e inacessíveis do planeta, eles precisam recorrer a medidas extremas para permanecerem vivos. Adaptação do livro "A Sociedade da Neve", de Pablo Vierci. Filme de encerramento do Festival de Veneza 2023.

Anna, de Marco Amenta (Expectativa)

Anna é uma mulher livre, resiliente e destemida que vive numa propriedade remota na ilha da Sardenha, na Itália. A paisagem rústica a protege, até o dia em que é ela quem se torna sua protetora — contra os monstros mecânicos prontos para violá-la. Proteger a beleza e manter a sua liberdade se tornam suas metas, forçando-a a tomar decisões difíceis e fazer sacrifícios dolorosos, uma vez que sua dignidade e suas convicções não estão à venda. Exibido na Giornate degli Autori no Festival de Veneza 2023.

Menu Prazer – Les Troisgros, de Frederick Wiseman (Panorama Mundial)

Um filme sobre a família Troisgros e seus três restaurantes: Troisgros, Le Central e La Colline du Colombier, localizados na França. O Troisgros, fundado há 93 anos, tem três estrelas Michelin há 55 anos e em 2020 foi premiado com uma estrela verde por suas práticas sustentáveis exemplares. O atual chef, César Troisgros, é a quarta geração da família a comandá-lo. O documentário mostra as operações do dia a dia envolvendo as compras, a preparação e o serviço no celebrado restaurante. Exibido fora de competição no Festival de Veneza 2023.

A Céu Aberto, de Mariana Arriaga e Santiago Arriaga (Première Latina)

Dois irmãos adolescentes fazem uma viagem de carro até a fronteira entre o México e os Estados Unidos para localizar o responsável pelo acidente de carro que causou a morte de seu pai. Acompanhados pela meia-irmã recém-conhecida, os irmãos embarcam em uma tensa jornada de vingança que acabará por levá-los a aceitar a perda. Exibido na Orizzonti no Festival de Veneza 2023.

Enea, de Pietro Castellitto (Panorama Mundial)

Enea persegue o mito que seu nome carrega. Ele faz isso para sentir-se vivo e tem a companhia de Valentino, um aviador recém-batizado. Além do tráfico de drogas e das festas, os dois compartilham a juventude. Amigos de longa data, são vítimas e perpetradores de um mundo corrupto, mas movidos por uma vitalidade inabalável. Seleção oficial do Festival de Veneza 2023.

Sem Coração, de Tião e Nara Normande (Première Brasil: Competição Longa-Metragem Ficção)


Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora, antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de "Sem Coração" por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa. Seleção oficial do Festival de Veneza 2023.

L'Ordine del Tempo, de Liliana Cavani (Panorama Mundial)

E se você descobrisse que o fim do mundo acontecerá dentro de poucas horas? Como fazem todos os anos, um grupo de amigos celebra um aniversário numa vila à beira-mar. Quando recebem a fatídica notícia, o tempo que os separa do possível fim parece mudar seu fluxo e de repente passa a sensação de estar acelerado, mas interminável. Esta noite de verão transformará as suas vidas. Exibido fora de competição no Festival de Veneza 2023.

Nuclear Now, de Oliver Stone (O Estado das Coisas)


O mundo finalmente se vê forçado a confrontar a influência das companhias de petróleo e táticas que enriqueceram poucas corporações e indivíduos por gerações. À medida que as sociedades iniciaram a transição para a energia nuclear, deixando os combustíveis fósseis, uma intensa campanha disseminadora de pânico começou, financiada, em parte, por quem lucra com carvão e petróleo. Acessando a indústria nuclear na França, na Rússia e nos Estados Unidos, Oliver Stone explora a possibilidade de um futuro melhor com essa energia. Exibido no Festival de Veneza 2022.

...

O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio – por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura e apoio FIRJAN. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.



Voltar

Edição 2023