Publicado em 25/09/2017


O que os artistas pensam da arte? Foi esta a pergunta que o artista visual alemão Julian Rosefeldt sonhou responder em seu primeiro longa metragem, Manifesto, que chega ao Rio na mostra Panorama do Cinema Mundial, do Festival do Rio 2017. A resposta a esta pergunta está nas cenas de 13 personagens, todos interpretados por Cate Blanchett. A atriz australiana se reveza nos personagens, com falas que se originam em declarações de 50 artistas e pensadores. Rosefeldt tem longa experiência como artista visual, já teve exposições individuais em mais de 30 países. Seu filme, Manifesto, compõe um mosaico de personagens, que fez parte de uma videoinstalação apresentada no Park Armory, em Nova York. E é um dos muitos filmes que merecem atenção no Festival do Rio 2017. 

A mostra Panorama do Cinema Mundial traz ao público carioca longa-metragens de diretores como Roman Polanski, Sally Potter, Stephen Frears, Jane Campion, Bruno Dumont, Luca Guadagnino, Mathieu Amalric, Fatih Akin, Agnieszka Holland, Kathryn Bigelow, Robert Guédiguian, André Techiné, entre outros. Uma seleção impecável do que se produziu de melhor no cinema em 2017, com um elenco de atores de várias gerações, de Judi Dench a Jennifer Jason Leigh, de Stellan Skarsgard a Robert Pattinson, passando por Nicole Kidman, Fanny Ardant, Charlotte Rampling, Mathieu Amalric, Matt Damon, John Boyega, Ben Stiller, Kristin Scott Thomas, Sally Hawkins, Steve Carell, Emma Stone…

Um dos longas mais aguardados é o trabalho mais recente de Roman Polansky, Baseado numa história real (D’après une historie vraie). O filme traz a mulher do diretor, Emmanuelle Seigneur, num duelo emocional com Eva Green. A protagonista do filme é a autora de um romance best-seller, que se vê atormentada por cartas anônimas, que a acusam de usar memórias de família no livro. O filme de Polanski foi exibido no Festival de Cannes 2017, assim como o filme mais recente do alemão Fatih Akin, Em Pedaços (Aus dem Nichts), um drama que rendeu o prêmio de melhor atriz para Diane Kruger. O filme de Akin conta a história de uma mulher cuja vida entra em colapso depois que um atentado a bomba mata seu marido e seu filho. 

Na seleção da mostra Panorama, há filmes que foram apontados pela crítica especializada como fortes candidatos a entrar na disputa pelo Oscar 2018 de melhor filme estrangeiro.  É o caso de Me Chame pelo Seu Nome, do italiano Luca Guadagnino, que passou pelos festivais de Sundance e Toronto. Ou de A festa (The Party), que marca o retorno às telas da cineasta britânica Sally Potter, com um elenco estelar: Patricia Clarkson, Bruno Ganz, Kristin Scott Thomas, Timothy Spall, entre outros.

Outra aposta da crítica para ganhar prêmios é Emma Stone, que após La La Land volta às telas com Battle of the Sexes, baseado numa história real e no qual a atriz interpreta a tenista Billie Jean King, que disputa uma partida contra Bobby Riggs, o personagem misógino de Steve Carell. O filme, ambientado na década de 1970, é dirigido pelo casal de cineastas de Pequena Miss Sunshine (2006).

Há poderosas direções femininas na mostra Panorama de 2017. Um bom exemplo é Kathryn Bigelow, a primeira mulher a ganhar um Oscar de direção com A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty), que está de volta com Detroit em Rebelião (Detroit), que mostra os bastidores da prisão e tortura de um grupo de negros americanos, investigados por um crime em Detroit, em meio aos protestos contra a Guerra do Vietnam, em 1967. Ou Jane Campion, a primeira mulher a ganhar a Palma de Ouro em Cannes, que apresenta um filme dirigido em parceria com Ariel Kleiman que conta a história de uma detetive às voltas com a investigação da morte de sua filha adotiva, chamado Top of the Lake: China Girl. Ou ainda Lisa Azuelos, que traz ao Rio a cinebiografia Dalida, um dos maiores ícones da canção na França, que teve uma vida trágica e vendeu mais de 170 milhões de álbuns, responsável por sucessos como Bang Bang, Paroles Paroles e Avec Le Temps.

Entre os filmes premiados da mostra, está Corpo e Alma, do húngaro Ildikó Enyedi, que ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim 2017. E está também 120 batimentos por minutos, de Robin Campillo, que conquistou o Grande Prêmio do Juri e o prêmio Fipresci (da Crítica internacional) no Festival de Cannes 2017. Como sevê, uma seleção imperdível para quem ama cinema.

PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL

12 dias (12 jours). De Raymond Depardon. Documentário. 87min. Panorama.

Desde que uma nova lei entrou em vigor na França, em 2013, todo o paciente que tenha dado entrada em um hospital psiquiátrico contra sua vontade precisa aparecer perante um juiz dentro de 12 dias, e a partir de então, a cada seis meses, caso necessário. De um lado senta-se o juiz, do outro, o paciente. Entre eles, coloca-se uma questão: qual é o verdadeiro significado da palavra "liberdade"? Este filme foi autorizado como uma circunstância excepcional. Para proteger o anonimato de seus personagens, nomes e lugares foram modificados. Do documentarista Raymond Depardon. Cannes 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/12-jours

120 batimentos por minuto (120 bettements par minute). De Robin Campillo. Ficção. 143min.

Com Adele Haenel, Arnaud Valois, Nauel Biscayart, Antoine Reinartz.

Início dos anos 1990. Com a epidemia da AIDS já tendo levado inúmeras vidas na última década, o grupo ativista Act Up-Paris potencializa suas formas de ação a fim de lutar com a indiferença geral. Nathan, um novato no grupo, tem seu mundo abalado por Sean, um militante radical. Um magnífico tributo a um momento de altruísmo e ação social, quando a comunidade gay se juntou para lutar contra o estado, a indústria farmacêutica e a indiferença da sociedade. Vencedor do Grande Prêmio do Júri e do prêmio FIPRESCI no Festival de Cannes 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/120-battements-par-minute

Anos Dourados (Nos Antes Folles). De André Techiné. Ficção. 103min. Panorama.

Com Pierre Deladonchamps, Celine Salette, Xavier Robic.

Baseado na história real de Paul e Louise, que se casaram às vésperas da Primeira Guerra Mundial. Recrutado pelo exército francês, Paul logo se fere e decide abandonar os confrontos. Para fugir do esquadrão de fuzilamento que não perdoa desertores, ele conta com a ajuda de sua mulher, que rapidamente o transforma em Suzanne, uma parisiense que se tornou uma celebridade nos agitados anos 1920. Ao receber sua anistia, Paul enfrentará o desafio de voltar a viver como homem após mais de uma década na pele de Suzanne. Do diretor francês André Téchiné. Festival de Cannes 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/nos-annees-folles

Barbara (Barbara). De Mathieu Amalric. Ficção. 120min. Panorama

Com Jeanne Balibar, Mathieu Amalric, Vincent Peirani e outros.

A atriz Brigitte vai interpretar a cantora Barbara em uma cinebiografia que começará a ser filmada em breve. Ela desenvolve seu personagem, estuda sua voz, as músicas, os acordes, imita seus gestos, aprende a fazer crochê e decora suas falas. O trabalho avança, cresce e a invade. Yves, o diretor, também está trabalhando, através de encontros, imagens de arquivo e músicas. Ele parece habitado e, ao mesmo tempo, inspirado por ela. Mas ela quem? Pela atriz ou por Barbara? Do diretor e ator Mathieu Amalric (Turnê). Filme de abertura da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/barbara

Baseado numa história real (D’après une historie vraie). De Roman Polanski. 110min. Ficção. Panorama.

Como Emmanuelle Seigner, Eva Green, entre outros.

Delphine escreveu um romance muito pessoal dedicado a sua mãe, que virou um best-seller. Exaurida e fragilizada por suas lembranças, ela é atormentada por cartas anônimas que a acusam de jogar sua família aos leões. Até que Elle, uma jovem charmosa, inteligente e intuitiva, cruza seu caminho. Delphine se aproxima de Elle, confia e se abre para ela. Até onde Elle irá após se mudar para o apartamento da escritora? Ela chegou para preencher ou para criar um vazio? Para lhe dar novos ímpetos ou para roubar sua vida? Do mestre Roman Polanski. Exibido no Festival de Cannes 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/d-apres-une-histoire-vraie

Berenice Procura (Berenica Procura). De Alain Fitterman, Ficção. 90 min. Panorama.

Com Claudia Abreu, Eduardo Moscovis, Vera Holtz, Valentina Sampaio. Emilio Dantas.

Berenice é uma mulher dedicada ao trabalho de taxista no Rio de Janeiro. É consumida pela profissão e o pouco tempo que lhe sobra precisa ser dividido entre a criação do filho Thiago, um adolescente descobrindo sua sexualidade, e sua conturbada relação com o marido Domingos, repórter policial. As marcas do relacionamento desgastado, arruinado pelos rompantes violentos do marido, apagaram sua feminilidade e a levaram a um grande vazio existencial. O assassinato de Isabelle, uma linda transgênero, na praia de Copacabana, acende seu lado investigativo e transforma sua vida.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/berenice-procura

Bom Comportamento (Good Time). De Josh Safdie e Ben Safdie. Ficção. 101min. Panorama.

Com Robert Pattinson, Jennifer Jason Leigh e outros.

Após um malsucedido assalto a banco, Constantine Nikas vê seu irmão mais novo ser preso e embarca em uma odisseia no submundo da cidade em que vive, numa tentativa cada vez mais desesperada - e perigosa - de tirar seu irmão da prisão. Ao longo de uma noite repleta de adrenalina, Constantine encontra-se em uma onda de violência e caos enquanto corre contra o relógio para salvar seu irmão e ele mesmo, sabendo que suas vidas estão por um fio. Com Robert Pattinson (Crepúsculo, Cosmópolis). Exibido na competição oficial do Festival de Cannes 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/good-time

Borg versus McEnroe. De Janus Metz. Ficção. 108min. Panorama.

Com Shia La Boeuf, Sverrir Gudnason, Stellan Skarsgard e outros

Wimbledon, 1980. O verão mais chuvoso em décadas. O mundo está esperando para ver o número 1 dos jogadores de tênis do mundo, Björn Borg, conquistar seu quinto título em Wimbledon. Mas poucos sabem o drama dos bastidores: aos 24 anos, Borg está perto do fim, cansado, desgastado e atormentado pela ansiedade. Enquanto isso, seu rival John McEnroe, de 20 anos, está decidido a tomar o lugar no trono de Wimbledon de seu antigo herói. Uma história sobre dois homens que mudaram a cara do tênis e se tornaram lendas, e o preço que tiveram que pagar. Com Shia LaBeouf. Festival de Toronto 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/borg-vs-mcenroe

A câmera de Claire (Keul-le-eo-ui ka-me-la). De Hong Sang-soo. Ficção. 68min. Panorama.

Com Isabelle Huppert, Kim Min-Hee, Chang Min-Hee e outros.

Durante uma viagem de negócios ao Festival de Cannes, Manhee é demitida, enquanto a professora Claire caminha pela cidade tirando fotos com sua câmera Polaroid. As duas se conhecem e logo ficam amigas. Claire consegue tanto desvendar o passado quanto prever um possível futuro para Manhee, com a ajuda de um misterioso túnel na praia. Através de seu hábito de tirar fotos, Claire também adquiriu a habilidade de olhar lentamente para as coisas, e até de transformar objetos. Agora, Claire vai com Manhee ao café onde ela foi demitida. De Hong Sang-soo, com Isabelle Hupert. Cannes 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/keul-le-eo-ui-ka-me-la

Uma Casa À Beira-Mar (La Villa). De Robert Guédiguian. Ficção. 107min. Panorama.

Com Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin, Gerard Meylan.

Em uma pequena baía nos arredores de Marselha, um homem velho espera pela morte em sua pitoresca vila. A fim de acompanhá-lo em seus últimos dias, seus três filhos se reúnem para, ao lado do pai, ponderar sobre o que herdaram de seus ideais e da comunidade espiritual criada neste lugar mágico. A chegada de um grupo a uma enseada próxima lançará esses momentos de reflexão em intensa turbulência. Do diretor francês Robert Guediguian, o mesmo de As neves do Kilimanjaro e A cidade está tranquila. Seleção oficial dos festivais de Veneza e Toronto 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/la-villa

Centauro (Centaur). De Aktan Arym Kubat. Ficção. 89min. Panorama.

Com Aktan Arym Kubat, Zarema Asanalieva e outros.

Centaur é um homem modesto, pai amoroso de um garotinho silencioso e marido de Maripa, uma jovem surda. Juntos, eles tocam uma vida simples em uma pequena vila no Quirguistão. Centaur é um homem acima de qualquer suspeita, mas apesar do respeito que inspira, guarda em seu peito uma crença profunda: ele acredita que o povo de seu país se tornará invencível através da adoração a seus cavalos e que vem sendo punido pelos céus graças a práticas mercenárias com os animais. Para salvar sua terra natal, ele começará a roubar cavalos de corrida durante a noite. Berlim 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/centaur

A Comédia Divina. De Toni Venturi. Ficção. 98min. Panorama.

Com Murilo Rosa, Monica Iozzi, Dalton Vigh e outros.

Abalado por sua baixa popularidade, o Diabo resolve vir à Terra fundar sua própria igreja. Os pecados são virtudes e devem ser estimulados. Utilizando a televisão, o Coisa Ruim potencializa seu poder de sedução para difundir a nova religião. Raquel, uma jovem e ambiciosa jornalista, é uma das primeiras a cair sob seu domínio. Baseado no conto "A igreja do Diabo", de Machado de Assis.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/a-comedia-divina

Corpo e Alma (Testrol es lelekrol). De Ildiko Enyedi. Ficção. 116min. Panorama.

Com Alexandra Borbely, Geza Morcsanyl, Reka Tenki e outros.

Maria trabalha há pouco tempo em um abatedouro, onde é responsável pelo controle de qualidade. No almoço na cantina, a jovem sempre escolhe uma mesa isolada onde fica em silêncio. Ela leva seu trabalho a sério e segue estritamente as regras. Seu chefe Endre é pouco mais velho que ela e também é o tipo silencioso. Aos poucos, eles começam a se conhecer, reconhecer seu parentesco espiritual, e ficam impressionados ao descobrir que têm os mesmos sonhos durante a noite. Com cuidado, eles tentam torná-los realidade. Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/testrol-es-lelekrol

Uma Criatura Gentil (Krotkaya). Sergei Loznitsa. Ficção. 142min. Panorama.

Nos arredores de uma aldeia no interior da Rússia, uma mulher vive sozinha. Um dia, ela recebe um pacote que enviou ao marido preso, marcado como "retorno ao remetente". Em choque e confusa, ela não tem escolha senão seguir rumo à prisão em uma remota região do país em busca de uma explicação. Este é o começo de uma batalha contra uma fortaleza impenetrável, uma cadeia onde as forças do mal-estar social estão trabalhando constantemente. Em meio a violência e humilhação, ela embarca em uma luta cega por justiça. Do diretor Sergei Loznitsa. Seleção oficial do Festival de Cannes 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/krotkaya

Dalida. De Lisa Azuelos. Ficção. 124min. Panorama

Com Sveva Alviti, Riccardo Scamarcio, Jean-Paul Rouve e outros.

Cinebiografia da cantora francesa Dalida, um ícone de sua época, mulher forte que teve sua bem sucedida carreira atravessada por diversas tragédias, como os suicídios de três de seus amantes. Com mais de 170 milhões de álbuns vendidos, foi a primeira mulher a receber discos de ouro e platina, por sucessos como "Bang Bang", "Paroles Paroles" e "Avec le Temps". Uma viagem desde sua dura infância como imigrante italiana no Egito durante a Segunda Guerra Mundial até o ápice de seu estrelato, terminando em seu suicídio em 1987, que imortalizou sua imagem icônica de diva da musica internacional.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/dalida

Depois daquela Montanha (The Mountain Between Us) de Hany Abu-Assad. Ficção. 103min. Panorama.

Com Kate Winslet, Idris Elba, Beau Briges.

A fotojornalista Alex e o cirurgião Ben não se conhecem, mas têm pelo menos uma coisa em comum: ambos precisam voltar para Baltimore. Ela vai se casar no dia seguinte, ele tem uma cirurgia de emergência para realizar. Quando seu voo de volta é cancelado, os dois contratam um avião charter, mas as coisas dão tragicamente errado após a decolagem. Isolados no topo de uma montanha coberta de neve e sem esperança de resgate, Alex e Ben devem trabalhar juntos se quiserem sair vivos dessa. Com Kate Winslet e Idris Elba, do mesmo diretor de Paradise Now. Festival de Toronto 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/the-mountain-between-us

Detroit em Rebelião (Detroit), de Kathryn Bigelow. 146min. Ficção. Panorama.

Com John Boyega, Will Poulter, Algie Smith, Jason Mitchell.

No verão de 1967, os EUA enfrentavam uma profunda inquietação social, com a Guerra do Vietnã e um número cada vez maior de casos de repressão racial. Durante os protestos em Detroit, a polícia local é chamada para investigar uma denúncia de tiros no Motel Algiers. Ignorando a lei, os policiais interrogam e torturam um grupo de afro-americanos, em um jogo mortal de intimidação. Ao fim da noite, três homens desarmados foram mortos e outros ficaram gravemente feridos. Baseado em uma chocante história real. Da diretora Kathryn Bigelow (Guerra ao terror, A hora mais escura).

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/detroit

O diabo e o Padre Amorth (The Devil and Father Amorth). De William Friedkin. Documentário. 68min. Panorama

Mais de 40 anos depois do lançamento de O exorcista, o diretor William Friedkin se pergunta o quão perto chegou da realidade ao realizar seu filme mais icônico. Depois de conhecer o Padre Gabriele Amorth, um senhor de 91 que é conhecido como o "Mestre dos Exorcistas", Friedkin consegue permissão para acompanhar e filmar o mais recente exorcismo executado pelo sacerdote. A vítima de possessão é uma mulher italiana que vem sofrendo incômodas mudanças físicas e de comportamento que seu psiquiatra não consegue solucionar. Seleção oficial do Festival de Veneza 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/the-devil-and-father-amorth

Direções (Posoki). De Stephan Komandarev. Ficção. 103min. 

Com  Ivan Barnev, Georgi Kadurin, Borisleva Stratieva.

Durante uma reunião com o gerente de seu banco, um taxista descobre que a taxa que deveria pagar para obter um empréstimo dobrou. Ele quer preservar sua honestidade, mas não vê saída para sua situação. Desesperado, atira no gerente e depois em si próprio, desencadeando um grande debate nacional sobre como o desespero tomou conta da sociedade civil. Enquanto isso, cinco outros motoristas de táxi e seus respectivos passageiros se movem pela noite na esperança de encontrar um caminho mais claro. Um roadmovie sobre a despótica Bulgária contemporânea. Mostra Um Certo Olhar, Cannes 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/posoki

Discreet (Discreet). De Travis Matthews. Ficção. 80min. Panorama.

Com Jonny Mars, Joy Cunningham, Bob Swaffar.

Depois de passar anos escondido e lutando contra seus demônios, um excêntrico andarilho retorna a casa onde cresceu e descobre que o homem que o abusou durante a infância - o responsável por todos os seus conflitos, angústias e dor - ainda está vivo. Fortalecido pelo tempo, experiências e reflexões vividas durante sua jornada, ele trama sua vingança. Enquanto isso, no rádio, um fluxo constante de slogans de direita brada contra tudo o que não é branco e heterossexual através do árido interior texano, escancarando a perigosa fragilidade masculina na América moderna. Berlim 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/discreet

Doentes de Amor. The Big Sick. De Michael Showalter. Ficção. 120min. Panorama

Com Holly Hunter, Zoe Kazan, Kumail Nanjiani, Ray Romano.

Kumail, filho de uma família paquistanesa, conhece a americana Emily. À medida que se apaixonam, os dois precisam conciliar culturas distantes e atender as expectativas da família dele. Enquanto seus pais arranjam encontros com possíveis noivas para um casamento arranjado, Kumail esconde seu relacionamento real. Mas quando Emily contrai uma doença misteriosa, ele deve contornar a crise com seus pais e o conflito emocional entre sua família e seu coração. Produzido por Judd Apatow, o mesmo de Superbad. Baseado na história real dos roteiristas do filme. Passou por Sundance e SXSW 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/the-big-sick

As entrevistas de Putin (The Putin Interviews), de Oliver Stone. Documentário. 216min. Panorama.

O cineasta Oliver Stone teve acesso sem precedentes ao presidente russo Vladimir Putin durante mais de uma dúzia de entrevistas no espaço de dois anos, onde nenhum assunto era proibido. Esta impressionante série documental em quatro episódios fornece uma visão íntima da vida pessoal e profissional de Putin, de sua infância sob o regime comunista até sua ascensão ao poder, seu relacionamento com presidentes dos EUA e suas surpreendentes opiniões sobre a relação entre EUA e Rússia nos dias de hoje. Este é o retrato mais detalhado de Putin já concedido ao ocidente.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/the-putin-interviews

O estado das coisas (Brad’s status). De Mike White. Ficção. 101min. Panorama.

Com Ben Stiller, Luke Wilson, Jermaine Clement e outros.

Brad Sloan tem um emprego estável, uma casa confortável em Sacramento, uma esposa amorosa e um filho talentoso, com quem vai visitar possíveis universidades. Mas Brad não consegue parar de se comparar com antigos companheiros, que encontraram riqueza e fama trabalhando no mercado financeiro, em filmes de Hollywood ou no mundo da política. Brad deveria centrar suas forças em ajudar o filho em sua transição para o mundo do ensino superior, mas só consegue pensar em se exibir com aquilo que nem tem ou ansiar pela aprovação de seus velhos amigos. Uma comédia com Ben Stiller. Toronto 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/brad-s-status

A festa (The Party), de Sally Potter. 71min. Ficção. Panorama.

Com Patricia Clarkson, Bruno Ganz, Kristin Scott Thomas, Timothy Spall, entre outros.

Janet acaba de ser nomeada ministra do Gabinete Paralelo, um grupo de veteranos representantes da oposição que formam um gabinete alternativo ao governo de Westminster. A conquista é o ápice de sua carreira política e ela planeja comemorar o feito ao lado de Bill, seu marido, e alguns amigos mais íntimos. No entanto, o evento ganha uma inesperada reviravolta quando Bill resolve aproveitar a reunião para revelar dois segredos chocantes. Agora, debaixo da polida superfície de uma esquerda liberal lapidada por tantos anos, todos ali estão prestes a explodir. Esteve no Festival de Berlim 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/the-party

Em Pedaços (Aus dem Nichts), de Fatih Akin. Ficção, 100min. Panorama. Com Diane Kruger, Denis Moschitto, Numan Acar, Ulrich Tukur.

A vida de Katja entra em colapso depois que um atentado a bomba mata seu marido e filho. Após o período de luto, é chegado o tempo da vingança. Em seu mais novo filme, o cineasta alemão Fatih Akin (o mesmo de Contra a parede e Do outro lado) faz uma reflexão pessoal sobre os conflitos do nosso tempo, o radicalismo da sociedade, as tentativas de assassinato de inocentes e, sobretudo, do amor incondicional de uma mulher por sua família. Vencedor do prêmio de melhor atriz para Diane Kruger (Bastardos inglórios) no Festival de Cannes 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/aus-dem-nichts

Ex-Libris: Biblioteca Pública de Nova York (Ex-Libris: New York Public Library). De Frederick Wiseman. Documentário. 197min.

Depois de mais de 50 anos voltando seu olhar documental para as instituições da sociedade norte-americana, o cineasta Frederick Wiseman (Crazy Horse, Em Jackson Heights) dedica seu novo filme a uma de suas maiores paixões, os livros, através deste retrato íntimo da New York Public Library e seus frequentadores. Entre aulas de braile, encontros de clubes de livro, coquetéis para levantamento de fundos e reuniões administrativas, Wiseman observa as muitas camadas de uma complexa metrópole. Exibido na competição do Festival de Veneza e no Festival de Toronto, 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/ex-libris-new-york-public-library

The Florida Project. De Sean Baker. Ficção. 115min. Panorama.

Com Willem Dafoe, Brooklynn Prince, Bria Vinate.

Halley e sua filha Moonee, de seis anos, vivem em um motel barato à beira de uma rodovia na cidade de Orlando. Enquanto a mãe vive entre um trabalho mal pago e uma vida caótica, Moonee e suas amigas do motel ao lado passam os dias explorando prédios abandonados, tomando sorvete e pregando peças nos funcionários do motel – tendo como alvo especial o sempre paciente Bobby. Quando a vida lhes dá mais uma rasteira, o amor incondicional de Moonee por sua mãe irá definir seu futuro incerto. Do mesmo diretor de Tangerina, com Willem Dafoe. Exibido na Quinzena dos Realizadores de Cannes 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/the-florida-project

O Formidável (Le Redoutable). De Michel Hazanavicius. Ficção. 107min. Panorama

Com Louis Garrel, Berenice Bejo, Stacy Martin, Gregory Gadebois.

Paris, 1967. Jean-Luc Godard, o cineasta mais promissor de sua geração, está em meio às filmagens de A chinesa, filme protagonizado pela mulher que ama, Anne Wiazemsky, 20 anos mais nova. Felizes, apaixonados e sedutores, eles se casam, mas a recepção do filme em seu lançamento desencadeia em Godard profundos questionamentos. Os eventos de maio de 1968 ampliarão ainda mais o processo do cineasta, transformando-o em um diretor tanto incompreendido, quanto incompreensível. Do diretor Michel Hazanavicius, o mesmo de O artista, com Louis Garrel no papel principal. Festival de Cannes 2017.

Saiba Mais; http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/le-redoutable 

Frost. de Sharunas Bartas, ficção. 120m. Panorama

Rokas e Inga, um jovem casal lituano, se oferece para dirigir uma van com mantimentos de ajuda humanitária até a Ucrânia. Quando os planos fogem do esperado e eles se veem jogados à própria sorte, precisam cruzar a enevoada região de Donbass em busca de ajuda e refúgio, passando pelas vidas daqueles afetados pela guerra. Apesar dos perigos, eles se aproximam da fronteira, ao mesmo tempo em que ficam mais próximos um do outro e começam a entender como é a vida durante a guerra. Do diretor Sharunas Bartas. Quinzena dos Realizadores, Festival de Cannes 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/frost

Golden Exits. De Alex Ross Perry. 94min. Ficção. Panorama

Com Emily Browning, Chloe Sevigny, Mary-Louise Parker, Adam Horovitz

Nick leva uma vida previsível no Brooklyn, trabalhando como arquivista em um projeto de seu sogro. Até que a jovem Naomi, de 20 anos, chega da Austrália para ajudá-lo através de um programa de intercâmbio. Ela não conhece quase ninguém na cidade, exceto por Buddy, um primo distante que trabalha como produtor musical e vive no mesmo bairro. Durante os poucos meses que Naomi passa com Nick, Buddy e suas famílias, ela irá desequilibrar a rotina destes dois lares. Do diretor Alex Ross Perry (Cala a boca Philip, Rainha do mundo). Exibido no Sundance Film Festival e no Festival de Berlim 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/golden-exits

How to Talk to Girls at Parties. de John Cameron Mitchell. 102min. Ficção. Panorama.

Com Nicole Kidman, Elle Fanning, Ale Sharp, Ruth Wilson.

No Reino Unido do fim dos anos 1970, Enn, um jovem tímido e fã da nova febre punk, está pronto para se apaixonar. Até que ele conhece a etérea Zan, que acredita que o punk vem "de uma outra colônia", uma de muitas pistas que mostram que ela talvez não seja desse planeta. Uma história sobre o nascimento do punk, a exuberância do primeiro amor e o maior de todos os mistérios do universo: como conversar com garotas em festas? Do diretor John Cameron Mitchell (Hedwig - Rock, amor e traição, Shortbus), com Nicole Kidman. Baseado num conto de Neil Gaiman. Festival de Cannes 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/how-to-talk-to-girls-at-parties

Jeannette: a infância de Joana D”Arc (Jeannette: l’ enfance de Jeanne D’ Arc). De Bruno Dumont. Ficção. 115min. Panorama.

Com Aline Charles, Élise Charles, Jeanne Voisin, Lucile Gauthier.

França, 1425. No meio da Guerra dos Cem Anos, a jovem Jeannette, ainda na tenra idade de 8 anos, cuida de suas ovelhas na pequena aldeia de Domremy. Apesar da pouca idade, ela percebe o que ocorre a sua volta e não suporta assistir ao sofrimento causado pelos ingleses em sua terra natal. Madame Gervaise, uma freira, tenta argumentar, mas ela está convicta de que sua única opção será pegar em armas pela libertação do Reino da França. Guiada por sua fé, ela se tornará Joana d'Arc. Do diretor Bruno Dumont (Mistério na Costa Chanel). Quinzena dos Realizadores, Cannes 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/jeannette-l-enfance-de-jeanne-d-arc

Karingana - Licença para contar. De Monica Monteiro. Documentário. 73min. Panorama

Maria Bethânia leva pela primeira vez o seu ensaio poético até Moçambique. A intérprete apresenta trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Com depoimentos de Mia Couto, José Agualusa e de diversos escritores e críticos de Moçambique e Angola, o documentário apresenta o desenvolvimento da literatura nos dois países, tratando de sua importância na resistência à colonização, a conexão com os idiomas nativos, as tradições orais e a influência de escritores brasileiros.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/karingana-licenca-para-contar

Guerra dos Sexos (Battle of the Sexes), de Jonathan Dayton e Valerie Faris. Ficção. 121min. Panorama.

Com Emma Stone, Steve Carell, Sarah Silvermann e outros.

A verdadeira história da partida de tênis entre Billie Jean King e Bobby Riggs, em 1973. Em sua vida profissional, King é campeã e uma feminista declarada. Mas na vida privada enfrenta desafios: seu casamento está por um fio e sua sexualidade no armário se torna uma distração. Indignada com o fato de a Liga Nacional de Tênis não permitir a paridade salarial entre homens e mulheres, ela aceita o desafio de 100 mil dólares proposto por Riggs, um antigo campeão que enfrenta problemas financeiros. Com Emma Stone e Steve Carell, dos diretores de Pequena Miss Sunshine. Esteve no Festival de Toronto 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/battle-of-the-sexes

Logan Lucky _ Roubo em Família (Logan Lucky). De Steven Soderbergh. Ficção. 119min. Panorama

Com Channing Tatum, Adam Driver, Daniel Craig.

Os irmãos Jimmy e Clyde Logan acreditam que sua família sofre de uma terrível maldição, que justifica um azar financeiro que vem se estendendo por gerações. A fim de tentar reverter essa condição, eles decidem executar um ambicioso assalto durante uma corrida de automóveis da NASCAR, o maior campeonato de stock car dos Estados Unidos. No entanto, nem tudo sairá como o previsto. Em seu mais novo filme, o diretor Steven Soderbergh retoma a parceria com o astro Channing Tatum (Magic Mike, Terapia de risco) e conta ainda com o ator Adam Driver (Star Wars: Episódio VII - O despertar da força).

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/logan-lucky

Lola Pater. De Nadir Moknéche. Ficção. 95min. Panorama.

Com Fanny Ardant, Tewfik Jallab, Nadia Kaci.

Zino tem 27 anos e acaba de enterrar sua falecida mãe. Filho de imigrantes argelinos, ele sempre acreditou que seu pai, Farid, abandonou sua mãe há cerca de 20 anos e voltou para a Argélia. Mas um grande mistério de seu passado esta prestes a ser desvendado: a verdade é que seu pai nunca retornou à sua terra natal, não se divorciou de sua mãe e nem mesmo atende mais pelo mesmo nome. Uma lição sobre como abraçar a vida, seja lá a forma com que ela se apresente. Com Fanny Ardant. Exibido no Festival de Locarno 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/lola-pater

Manifesto. De Julian Rosefeldt. Ficção. 94min. Panorama.

Com Cate Blanchett.

Uma mãe faz sua oração antes da refeição enquanto a família espera impaciente. "Eu sou por uma arte que faz algo além de sentar a bunda em um museu", diz ela. As palavras são da artista visual Claes Oldenburg e estão em um manifesto escrito em 1961. Aqui, elas são interpretadas por Cate Blanchett em um dos seus 13 papéis, todos eles baseados em declarações de mais de 50 artistas e pensadores do século XX. Derivado da videoinstalação do artista Julian Rosenfeldt, este filme é um tour de force espirituoso e divertido sobre o quão atemporais são as ideias visionárias. Sundance e Roterdã 2017.

Saiba Mais; http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/manifesto

Marjorie Prime. De Michael Almereyda. Ficção. 99min. Panorama.

Com Jon Hamm, Geena Davis, Tim Robbins, Lois Smith.

Em um futuro próximo, a inteligência artificial faz parte de nossa rotina. Marjorie, uma senhora de 86 anos com muitos problemas de memória, vive com um belo companheiro que tem as feições de seu falecido marido, e que veio programado para alimentá-la com lembranças de sua vida a dois. Mas quanto mais os dois interagem, mais crescem as divergências das memórias de cada um, resultando em uma nova chance para se reconstruir um passado doloroso. Com Jon Hamm, Geena Davis e Tim Robbins. Exibido no Sundance Film Festival e no Festival de Roterdã, 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/marjorie-prime

Maudie. De Aisling Walsh. Ficção. 115min. Panorama.

Com Sally Hawkins, Ethan Hawke, Karu Matchett, Gabrielle Rose.

Maudie, uma mulher inteligente e de olhos brilhantes, tem as mãos curvadas, resultado de uma artrite reumatoide juvenil. Everett é um solteiro convicto de 40 anos. Abandonado pelos pais ainda jovem, ele hoje tem tudo o que precisa, exceto alguém para limpar a casa e cozinhar. Everett publica um anúncio e Maudie logo se candidata à vaga. Ao ver sua aparência frágil, ele desconfia de sua capacidade, mas decide contratá-la. Em pouco tempo, Maudie se torna indispensável em sua vida. O filme conta a história real da artista visual Maud Lewis e seu improvável romance com solitário Everett Lewis. Berlim 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/maudie

Me Chame Pelo Seu Nome (Call me by your name), de Luca Guadagnino. Ficção. 130m. Panorama.

Com Armie Hammer, Thimothée Chalamet, Michael Stuhlbarg.

Verão de 1983, norte da Itália. Elio Perlman, um jovem ítalo-americano de 17 anos, passa seus dias na vila de sua família, um antigo casarão do século XVII. Seus dias são repletos de composições ao piano e flertes com sua amiga Marzia. Um dia, Oliver, um charmoso homem de 24 anos, chega para ajudar o pai de Elio em sua pesquisa sobre cultura greco-romana. Sob o sol do verão italiano, Elio e Oliver descobrem a beleza do despertar de novos desejos que irão mudar as suas vidas para sempre. Exibido no Sundance Film Festival e na mostra Panorama do Festival de Berlim, 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/call-me-by-your-name

Pássaros estão cantando Kigali (Ptaki spiewaja w Kigali). De Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze. Ficção. 113min. Panorama

Com Jowita Budnik, Eliane Umuhire.

A ornitóloga polonesa Anna estava de visita à África em 1994, período do genocídio da população de Tutsis, mortos pela maioria Hutu de Ruanda. Durante o massacre, Anna consegue salvar Claudine, a filha de um colega cuja família foi assassinada. Sem muitas opções, ela leva a jovem garota com ela para a Polônia. Aos poucos, os traumas vividos no massacre, bem como o temperamento explosivo das duas, tonarão esta relação inviável. Claudine não está disposta a fazer o papel de vítima e, à revelia da carreira científica que Anna arquitetou para ela, voltará para Ruanda.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/ptaki-spiewaja-w-kigali

Pequena Grande Vida (Downsizing). De Alexander Payne. Ficção. 135min. Panorama.

Com Matt Damon, Christopher Waltz, Kristen Wiig, Hong Chau

A fim de solucionar o problema da superpopulação, um grupo de cientistas noruegueses inventa uma maneira de encolher os humanos a uma altura de 13 centímetros, em uma proposta de transição da humanidade que vai durar 200 anos para transformar tudo que é grande em pequeno. Frente à promessa de uma vida melhor, Paul Safranek e sua esposa Audrey, um casal comum, decidem abandonar sua vida estressada em Omaha, passar pelo procedimento e viver em uma comunidade em miniatura – uma decisão que irá lançá-los em uma aventura para a vida toda. Exibido nos festivais de Veneza e Toronto 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/downsizing

Política, Manual de instruções (Politica, Manual de Instrucciones). De Fernando Leon de Aranda. Documentário. 120min. Panorama 

"Então crie seu próprio partido!" Essa foi a resposta dada pelos dois maiores partidos políticos espanhóis quando jovens tomaram as ruas e vociferaram contra os programas de austeridade adotados no país. E assim eles fizeram. Em seu novo filme, Fernando León de Aranoa (Segunda-feira ao sol) acompanha a fundação do Podemos, partido fundado em 2014 por ativistas e professores universitários que rapidamente propiciou um ambiente de mudança em um sistema político fossilizado. Agora não há mais desculpas para se acomodar e reclamar de políticos quando você se torna um deles. Berlim 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/politica-manual-de-instrucciones

O que te faz mais forte (Stronger). David Gordon Green. Ficção. 116min. Panorama

Com Jake Gyllenhall, Tatiana Maslany, Miranda Richardson, Nate Richman.

A história real de Jeff Bauman, uma das vítimas do ataque da Maratona de Boston, em 2013. Esperando por sua ex-namorada Erin na linha de chegada, ele perde as duas pernas quando a explosão ocorre. Depois de recuperar a consciência no hospital, Jeff ajuda a polícia a identificar um dos criminosos, mas sua própria batalha está apenas começando. O longa retrata meses de reabilitação física e emocional com o apoio inabalável de Erin e sua família. Um relato profundamente pessoal e uma jornada de coragem interior para superar adversidades devastadoras. Com Jake Gyllenhaal. Toronto 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/stronger

Rastros (Pokot). De Agnieszka Holland. Ficção. 128min. Panorama

Com Agnieska Mandat, Wiktor Zborowski, Miroslav Krobot.

Duszeiko, uma engenheira civil aposentada, vive em uma isolada aldeia montanhosa próxima à fronteira entre a Polônia e República Tcheca. Um dia, um de seus cães desaparece. Pouco tempo depois, ela encontra o cadáver de seu vizinho ao lado de pegadas de cervos. As mortes na região continuam, todas de forma igualmente misteriosas e com vítimas com perfis similares: todos eram pilares da comunidade da aldeia e caçadores apaixonados. Afinal, eles foram mortos por animais selvagens ou são vítimas de uma vingança sangrenta? Urso de Prata de melhor direção em Berlim 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/pokot

Seguindo o Vento (Prendre le Large). De Gael Morel. Ficção. 103min. Panorama.

Edith, uma operaria da industria têxtil de 45 anos, vê sua vida virar de cabeça para baixo quando a fabrica onde sempre trabalhou decide transferir suas operações da França para Tânger. Aos funcionários restam apenas duas opçoes: mudar-se junto com a fábrica para o Marrocos ou o desemprego. Emocionalmente distante de seu filho e sem outros vínculos afetivos em sua terra natal, Edith decide deixar tudo para trás e começar uma nova vida no norte da África, vendo-se obrigada a enfrentar uma nova realidade social e cultural. Festival de Toronto 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/prendre-le-large

Senhora Fang (Fang Xiu Ying). De Wang Bing. Ficção. 86min. Panorama.

Fang Xiu Ying nasceu em Huzhou, Fujian, em 1948, e sofreu de Alzheimer durante os últimos oito anos de sua vida. Em 2015, mudou-se para um lar para idosos, mas seus sintomas já eram bastante avançados. Constatando-se a ineficácia do tratamento desempenhado pelo lar, a internação foi interrompida em junho de 2016, fazendo Fang retornar à sua casa. O documentário acompanha sua provação, primeiro em 2015 e depois em 2016, nos últimos dez dias de sua vida. Do diretor Wang Bing (Dinheiro amargo e Até que a loucura nos separe). Melhor filme no Festival de Locarno 2017.

Saiba Mais:  http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/fang-xiu-ying

Sua pele tão macia (Ta peau si lisse). De Denis Côté. Documentário. 98min. Panorama.

Jean-François, Ronald, Alexis, Cédric, Benoit e Maxim são gladiadores dos tempos modernos. Do homem forte ao bodybuilder de primeira classe, passando pelo veterano que se tornou um treinador, todos compartilham da mesma obsessão pela superação de suas limitações físicas. Eles estão se preparando para a próxima competição, trabalhando duro na academia e seguindo dietas rigorosas. Uma jornada divertida, poética e humana na vida regrada desses homens muitas vezes incompreendidos. Do diretor canadense Denis Coté, o mesmo de Vic+Flo viram um urso. Festival de Locarno 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/ta-peau-si-lisse

Thelma (Thelma). De Joachim Trier. Ficção. 116min. Panorama.

Com Eili Harboe, Kaya Wilkins.

Thelma é uma jovem tímida que acaba de deixar a casa dos pais para estudar em Oslo, onde vive seu primeiro amor. Mas seu relacionamento é logo afetado pela intromissão opressiva de sua família, suas crenças religiosas fundamentalistas e sua habilidade única em afetar a vida de Thelma. Quando a jovem está chateada, coisas estranhas parecem acontecer. Os fenômenos sobrenaturais só aumentam, e ela descobre poderes que não consegue controlar. Enquanto busca respostas, seus pais severos e religiosos se preparam para o pior. Do diretor de Oslo, 31 de Agosto e Mais forte que bombas. Toronto 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/thelma

Thirst Street. De Nathan Silver. Ficção. 83min. Panorama.

Com Lindsay Burdge, Damien Bonnard, Esther Garrel.

Sozinha e deprimida depois do suicídio de seu namorado, a aeromoça norte-americana Gina viaja para Paris e, durante sua escala, conhece Jérôme, o barman de uma boate. À medida que Gina se entrega à luxúria e decide ficar na França, o que parecia um encontro superficial logo começa a se transformar em amor. Mas quando Cleìmence, a ex de Jeìrôme, aparece, Gina se vê envolvida em uma espiral de masoquismo e loucura. Inspirado nos dramas eróticos dos anos 1970, este filme é uma reflexão sobre a tênue linha que divide o amor da obsessão. Exibido nos festivais de Tribeca e Veneza 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/thirst-street

Titicut Follies. De Frederick Wiseman. Documentário. 84min. Panorama

Através da rotina do Hospital Estadual de Bridgewater para Criminosos com Transtorno Mentais, em Massachusetts, o lendário documentário de Frederick Wiseman oferece uma perspectiva ao mesmo tempo crua e doce da internação de presidiários nos EUA dos anos 1960. Chamado de "um pesadelo de obscenidade macabra" pelo Juiz Harry Kalus, da Suprema Corte de Boston, cuja sentença proibiu exibições públicas por mais de 20 anos, o filme documenta as muitas maneiras como os presos eram tratados por guardas, assistentes sociais e psiquiatras. Exibição em cópia restaurada celebrando os 50 anos do primeiro filme de Wiseman.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/titicut-follies

Tom of Finland. De Dome Karukoski. Ficção. 115min. Panorama.

Com Pekka Strang, Lauri Tilkanen, Wener Daehn.

A história de Touko Laaksonen, mais conhecido como Tom da Finlândia, um dos mais icônicos artistas homossexuais do século XX. Após o trauma de servir ao exército durante a Segunda Guerra Mundial, Touko não encontra paz nem mesmo em sua casa, onde convive com a angustia de esconder sua homossexualidade. À medida que seus segredos pessoais e a violência policial comprometem sua vida, Touko inspira-se nos uniformes que o oprimem para desenvolver desenhos explícitos de homens musculosos em situações sexualmente desinibidas. Festival de Tribeca 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/tom-of-finland

Top of the Lake: China Girl. De Jane Campion e Ariel Kleiman. Ficção. 350min. Panorama.

A detetive Robin Griffin acaba de voltar a Sydney e tenta reconstruir sua vida. Assombrada pela filha que deu para adoção anos atrás, ela tenta desesperadamente encontrá-la, mas teme revelar a verdade sobre sua concepção. Quando o corpo de uma menina asiática surge em uma praia, há pouca esperança de se encontrar o assassino, até que Robin descobre que ela não morreu sozinha. Agora, sua busca pela verdadeira identidade da "Garota Chinesa" vai levá-la aos cantos mais escuros da cidade, e cada vez mais próxima dos segredos de seu coração. Segunda temporada da série criada por Jane Campion.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/top-of-the-lake-china-girl

Tschick. De Fatih Akin. Ficção. 93min. Panorama.

Com Anand Batbileg, Tristan Gobel, Mercedes Muller.

Enquanto sua mãe está internada em uma clínica de reabilitação e seu pai viaja a trabalho, Maik, 14 anos, desperdiça suas férias de verão entediado em casa. Até o dia em que conhece Tschick, um adolescente russo, marginalizado e rebelde. Tschick tem o plano de roubar um carro para fugir de Berlim e Maik resolve ir com ele. É o começo de uma aventura louca em um verão que eles jamais se esquecerão. Do diretor alemão Fatih Akin, o mesmo de Contra a parede e Do outro lado. Adaptação do livro Goodbye Berlin, de Wolfgang Herrndorf.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/tschick

A Última Chance. Paulo Thiago. Ficção. 99min. Panorama

Com Marco Pigossi, Juliana Lohmann, Helena Varvaki

Baseado na vida do presidiário e campeão brasileiro de muay thai Fabio Leão. Nascido na Vila Kennedy, subúrbio do Rio de Janeiro, Fabio esteve desde os 14 anos envolvido com o tráfico e o banditismo. Na prisão, sua paixão salvadora desde adolescente pelo ringue o encaminhou para o ensino do esporte aos colegas de cárcere. Tudo se mescla com sua história de amor por Luciana, companheira de uma vida inteira.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/a-ultima-chance

O venerável W (Le vénérable W). De Barbet Schoeder. Documentário. 95min. Panorama.

O venerável Wirathu é um monge respeitado e altamente influente em Myanmar. Diferente do que se espera de uma liderança da filosofia budista - uma religião baseada em um modo de vida pacífico, tolerante e não violento - Wirathu vive imerso nas águas mais profundas do racismo cotidiano e é líder do partido racialista Ma Ba Tha. Um retrato pertubador dos paradoxos de um páís onde o discurso de ódio e a islãfobia se desdobram em violência e destruição; e da demagogia xenofóbica em um ambiente inesperado: os mosteros budistas da Birmânia. Festivais de Locarno e Cannes 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/le-venerable-w

Victoria e Abdul (Victoria and Abdul). De Stephen Frears. Ficção. 111min. Panorama.

Com Judi Dench, Ali Fazal. Eddie Izzard, Olivia Williams.

Em 1887, o indiano Abdul é escolhido por seu país para apresentar uma moeda criada em homenagem à Rainha da Inglaterra, em uma cerimônia em Londres com a presença da própria monarca. Ele deixa sua cidade natal para trás em sua tarefa simples, porém intimidadora. Surpreendentemente, a rainha Vitória se apega ao jovem de maneira maternal e solicita que ele permaneça como seu conselheiro. A fascinante e verdadeira história de amizade entre um jovem indiano sem dinheiro e uma poderosa monarca que governou cerca de um quarto do planeta. Do diretor Stephen Frears. Toronto e Veneza 2017.

Saiba Mais: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/victoria-and-abdul

Yoga, arquitetura da paz (On Yoga, the Architeture of Peace). De Heitor Dhalia. Documentário. 87min. Panorama

Baseado no livro homônimo do fotógrafo Michael O'Neill, este documentário conta a história dos dez anos em que o autor fotografou os grandes mestres da ioga. Criado como uma profunda extensão do livro original, o filme aborda questões muito humanas da nossa perspectiva atual, misturando-as com elementos de movimento e som experienciais, resultando em uma nova visão da arte da ioga.

Saiba Mais:  http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/on-yoga-the-architecture-of-peace




Voltar

Edição 2023